Economia
21/05/2009 10:19 - Potencial produtivo do Brasil atrai árabes
O potencial da cadeia produtiva de alimentos no Brasil está atraindo a atenção dos países árabes. A aproximação já proporcionou, inclusive, a abertura do mercado para algumas empresas exportadoras. Para o País, novos parceiros são bem vindos em meio à instabilidade dos Estados Unidos e Europa, uma vez que são os principais destinos dos produtos brasileiros. Preocupados em buscar novas opções de fornecimento, um grupo de importadores do Oriente Médio participa de uma rodada de negócios em São Paulo com indústrias nacionais de frutas, café, vinhos, leite e sucos.
A rodada foi promovida durante a Apas 2009, encontro anual dos supermercadistas, que termina hoje. O evento serviu como base para a segunda etapa do "Sabores do Brasil", realizado em Dubai em fevereiro, que foi elaborado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) e apoiado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira. À época, 35 empresas participaram de 720 reuniões com 400 compradores da região. Foram apresentados principalmente produtos de alto valor agregado, até então desconhecidos pelos árabes.
Segundo Márcio Eduardo Bertin, da Daros Br, exportadora de frutas e café, a segunda etapa consolidou novas perspectivas. Conforme disse, os encontros renderam contratos de embarque de 24 toneladas de limão por semana por meio de transporte marítimo. Além disso, 8 toneladas de papaya serão embarcados por semana via transporte aéreo. "No começo tudo deve ser mais devagar. Mesmo assim, tivemos três reuniões positivas". Ele revelou ainda que será enviado mais 1 tonelada de café para uma primeira experiência.
Rubens Hannun, vice-presidente de marketing da Câmara Árabe de Comércio, revela que a aproximação dos árabes está crescendo e foi motivada por dificuldades. "O excesso de demanda mundial aumentou a competição e deixou eles assustados. À época eles tiveram dificuldades em encontrar produtos". Ele destacou a fidelidade e compromisso dos compradores. "Depois de conquistados, são fiéis aos fornecedores".
Veículo: Gazeta Mercantil
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País