Economia
04/09/2008 10:39 - Atacadistas: recuperação das vendas no 2º semestre
O setor, que concentra 5 mil empresas em Minas, atende a quase 1 milhão de clientes de 12 mil empresas
Apesar da desaceleração registrada no primeiro semestre, motivada pelas pressões inflacionárias, principalmente pelos preços dos alimentos, as empresas do setor atacadista de Minas Gerais estimam expansão de até 20% para este ano frente ao exercício passado, impulsionado pela ampliação da demanda do fim do ano, considerado o período de maior aquecimento do setor em função das encomendas do Natal.
O presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Geraldo Eduardo da Silva Caixeta, disse que, apesar de ter sofrido impacto da inflação dos alimentos durante o primeiro semestre, o setor está se recuperando neste semestre, que representa o melhor período para o segmento. "A movimentação para o fim do ano já começou e deve contribuir para que o setor encerre o atual exercício com crescimento que variam de 5,5% a 6,5% ante 2007", explicou.
O setor atacadista distribuidor apresentou crescimento real de 3,48% de juaneiro a junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da Abad, o arrefecimento dos índices inflacionários e a preparação para das indústrias para o fim do ano, além da recuperação do otimismo do consumidor, estão contribuindo para recuperar as perdas que as empresas tiveram até junho.
Caixeta, que também é proprietário da União Atacado Distribuidora Ltda., localizado em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, disse que os resultados do empreendimento devem seguir o mesmo ritmo de expansão. Com atuação em 16 estados e frota de 170 caminhões, a empresa, que atende principalmente os segmentos alimentício e eletroeletrônico, estima expansão de 7% neste ano, ante o registrado em 2007.
Tambasa - Já a Tecidos e Armarinhos Miguel Bartolomeu S/A (Tambasa), sediada em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), projeta crescimento de cerca de 21% em 2008 na comparação com o ano anterior. A informação é do diretor Comercial da empresa, Alberto Portugal Milward Azevedo. De acordo com ele, o faturamento deve alcançar R$ 1 bilhão frente aos R$ 825 milhões apurados em 2007.
"O desempenho se deve ao bom momento da economia do país, alavancado pela elevação do emprego e renda", salientou. A média de crescimento no faturamento da Tambasa nos últimos cinco anos, entre 12% e 15%, foi superada em 2007.
Minas representa em torno de 39% do faturamento da Tambasa, seguido pela Bahia, com aproximadamente 16%. Outros destaques em termos de vendas, segundo Azevedo, são os estados de São Paulo e Paraná.
De acordo com ele, a Tambasa emprega 1,380 mil funcionários, 1,4 mil representantes e 400 motoristas autônomos terceirizados que, atualmente, atendem à crescente demanda de vários setores da economia. "Mais da metade da frota (450 caminhões) é nossa. Já o restante (400 veículos) é terceirizado", explicou, acrescentando que a expectativa para o fim do ano também é positiva.
O setor, que concentra 5 mil empresas em Minas, atende a quase 1 milhão de clientes de cerca de 12 mil empresas, sendo que aproximadamente 4 mil estabelecimentos são de material de construção e do segmento supermercadista.
Véiculo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País