Economia
21/05/2019 11:25 - Vendas no varejo cresceram 1,9% no primeiro trimestre de 2019, indica Mastercard
O varejo brasileiro fechou o primeiro trimestre do ano com um crescimento moderado nas vendas. De acordo com dados do Mastercard SpendingPulse™, que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos de varejo em todos os tipos de pagamentos, incluindo dinheiro e cheque, o volume total de vendas no trimestre - excluindo vendas de carros e de materiais de construção - cresceu 1,9% no comparativo ano a ano. Com o Carnaval e três dias úteis a menos que no ano passado, março foi o mês mais fraco até agora, com queda de 1,6% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
"Os sólidos resultados de janeiro e fevereiro elevaram os números trimestrais do varejo", diz César Fukushima, diretor de análise avançada da Mastercard no Brasil. "Principalmente as drogarias e artigos pessoais tiveram um trimestre forte".
Em comparação com o primeiro trimestre de 2018, quatro setores tiveram um crescimento acima do apresentado pelas vendas no varejo na comparação ano a ano: supermercados (2,6%), drogarias (5,3%), vestuário (2,2%) e artigos pessoais (6,6%), enquanto combustíveis (-0,9%) e móveis e eletrônicos (-2,9%) ficaram abaixo do crescimento total do varejo.
Na comparação ano a ano, as vendas de comércio eletrônico continuam com uma tendência de estabilidade e crescimento, com aumento de 10,2% no primeiro trimestre. No último mês, o setor farmacêutico teve um desempenho melhor do que a média, enquanto os setores de vestuário, móveis, eletrônicos, e hobby e livrarias ficaram abaixo da média.
Desempenho das regiões brasileiras no primeiro trimestre: As regiões Centro-Oeste (2,5%) e Sul (3,1%) tiveram desempenho superior ao do restante do país, enquanto as regiões Norte (1,1%), Nordeste (0,7%) e Sudeste (1,6) apresentaram um crescimento de vendas abaixo do índice geral do País.
Sobre Mastercard SpendingPulse™
O Mastercard SpendingPulse é um indicador macroeconômico de vendas no varejo em todos os tipos de pagamentos em certos mercados globais. Os relatórios se baseiam na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos da Mastercard, combinada com estimativas baseadas em pesquisas para determinadas outras formas de pagamento, como dinheiro e cheque.
Os relatórios e o conteúdo do Mastercard SpendingPulse, incluindo previsões estimadas de tendências de gastos, não contêm, refletem ou são ligadas de alguma maneira com o desempenho operacional ou financeiro real da Mastercard ou com dados específicos do emissor do cartão de pagamento.
Fonte: Terra
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP