Economia
29/04/2019 12:25 - Intenção de consumo cai 2% e afetará Dia das Mães
O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu 1,9% em abril ante março. A baixa, que foi a segunda seguida, se dá em um momento em que o varejo começa a estimular as compras de bens duráveis para o Dia das Mães.
Os números, que tratam da intenção de compra em abril se somam à queda de 0,4% vista em março e mantem o indicar abaixo dos 100 pontos, cifra que divide o cenário positivo do negativo para aquisição de bens duráveis. Vale lembrar que a última que vez que o indicar foi maior que 100 pontos se deu em abril de 2015, quando o índice marcava 102,9 pontos.
"As incertezas de curto prazo quanto aos rumos da economia, em virtude principalmente das dificuldades de melhora no mercado de trabalho, contribuíram para compor um quadro de relativo desânimo entre as famílias brasileiras", afirmam os economistas da CNC, em nota.
Buraco mais embaixo
Além da segunda queda consecutiva, a CNC destacou que todos os subíndices que compõem o ICF apresentaram queda na passagem de março para abril. Isso não acontecia desde julho do ano passado, "quando a economia do País ainda se recuperava dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros", diz a nota.
Os subíndices Momento para Duráveis (-5,8%) e Perspectiva de Consumo (-3,3%) foram os que mais influenciaram a retração no ICF, seguidos pela Perspectiva Profissional (-1,7%) e a avaliação quanto ao Emprego Atual (-1,6%).
Além da menor disposição de compra, outro fator que afeta o consumidor é o acesso mais restrito ao crédito. Cerca de 39% dos entrevistados reportaram mais rigidez das empresas para liberar recursos.
“O indicador mostra que o Dia das Mães, que é um período de alto volume de vendas de eletrodomésticos e eletrônicos poderá ser ainda mais fraco que o previsto”, argumenta a consultora de varejo da B2GO, Bianca Rinaldi.
De acordo com ela, a sinalização do indicador irá afetar a composição dos estoques das varejistas, o que atrapalha o desenvolvimento também da indústria. “O que se desenha é que o setor de bens duráveis terá mais um ano de retração, demissão e dificuldades”, diz.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP