Economia
20/03/2019 15:19 - Vendas recuam 7,9% na primeira quinzena de março, diz ACSP
O movimento de vendas do varejo da capital paulista caiu em média 7,9% na primeira quinzena de março frente ao mesmo período de 2018, segundo balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Foram registradas retrações tanto nas comercializações a prazo (-9,4%) quanto à vista (-6,4%). De acordo com a entidade, as fortes quedas se devem ao descolamento entre o Carnaval do ano passado – realizado em fevereiro – e o deste ano, que aconteceu nos primeiros quinze dias de março.
“Do ponto de vista econômico, o Carnaval não beneficia o comércio como um todo, pois muita gente viaja e as vendas se concentram em artigos carnavalescos [específicos] de baixo valor, como adereços, acessórios e enfeites. Por outro lado, a festa ajuda o setor de serviços: a festa paulistana foi sucesso de público em 2019, prestigiado tanto por foliões que permaneceram na capital, quanto de outras cidades, que movimentaram bares, hotéis e restaurantes”, comentou em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Ele destaca outros dois fatores que contribuíram para o resultado negativo mostrado pelo balanço de vendas. Na primeira quinzena de março de 2019 teve um dia útil a menos. E com as fortes chuvas e os alagamentos no mês, muitos consumidores não conseguiram se locomover e lojas foram invadidas pela água. “Quando tivermos os dados fechados do trimestre e, portanto, com os efeitos sazonais anulados, teremos uma noção mais apurada do real comportamento do varejo de São Paulo neste início de ano”, ponderou Burti.
Variação mensal
Na comparação com a primeira quinzena de fevereiro de 2019, os 15 primeiros dias de março de 2019 registraram recuo médio de 10,5% no movimento de vendas, sendo que as retrações foram de 2,5% no sistema a prazo e de 18,4% nas transações à vista. “Na primeira quinzena de fevereiro, com os bloquinhos de pré-Carnaval, os itens à vista tiveram boa saída [adereços, acessórios, enfeites], então a base de comparação ficou forte. O comércio perdeu praticamente uma semana inteira em março com o Carnaval. É uma data em que muita gente ainda viaja e emenda a quarta-feira de Cinzas, ou mesmo a semana inteira, voltando para a capital somente na segunda-feira seguinte”, acrescentou.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP