Economia
18/02/2019 11:40 - Alta na cesta básica estimula mudanças nos hábitos de consumo dos cuiabanos
Dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam um aumento no custo da cesta básica na maioria das capitais do país em janeiro deste ano. Vitória, João Pessoa e Natal foram as que apresentaram alta mais expressiva de 5%, 4,5% e 3%, respectivamente.
Entre novembro de 2018 e janeiro de 2019 as altas nos preços do feijão, banana, manteiga e batata foram as mais sentidas. Mato Grosso acompanhou a tendência de aumento entre novembro de 2018 e janeiro deste ano.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a cesta básica em Cuiabá passou a custar R$ 444,27 no final do ano passado, um aumento de 1,38% se comparado ao mesmo período de 2017. Em Sinop e região o aumento foi menor (0,8%), com cesta básica a R$ 411,51.
Considerando os dados do Dieese, em janeiro deste ano o trabalhador remunerado pelo piso nacional comprometeu 43,52% da renda para adquirir a cesta básica. Neste cenário, muitas famílias buscam estratégias para economizar na hora das compras, o que tem mudado os hábitos de consumo do brasileiro.
Novos hábitos na hora das compras
De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, que entrevistou 2.520 consumidores em supermercados de todo o Brasil, nos últimos anos, as tradicionais “compras do mês” têm sido substituídas por idas mais frequentes ao supermercado.
Em 2018, 33% das famílias já realizaram visitas mais regulares aos supermercados, uma ou mais vezes por semana. Entre as famílias com maior poder aquisitivo, 44% costumam ir ao supermercado toda semana, enquanto nas classes D/E, a frequência semanal é de 23%, já que as compras são mais planejadas.
Outro fator importante é que os supermercados de porte médio são os preferidos de 53% dos consumidores, pela comodidade e agilidade nas compras. Além disso, a maioria dos consumidores (64%) divide suas compras entre dois ou mais estabelecimentos na busca pelos menores preços.
Segundo a diretora de operações da rede de Supermercados Casa Aurora, que possui lojas em quatro municípios do Norte do Estado, Cristini Sangaletti, esta mudança de comportamento faz com que os clientes observem de forma mais crítica o atendimento dos estabelecimentos e que, com as visitas semanais, estejam mais atentos às variações nos preços.
“De olho nessa tendência, os supermercados criam uma série de estratégias para atrair esses clientes periodicamente. Aqui, por exemplo, às segundas-feiras temos ofertas de produtos de limpeza.
Nas quartas, promoção no setor de carnes. Já nas quintas-feiras, frutas, legumes e verduras são mais baratas”, comenta Cristini. Outra estratégia dos supermercados é investir cada vez mais no alcance das redes sociais.
“Além das promoções por setores em dias fixos, temos apostado em ofertas diárias de produtos selecionados que são divulgadas pelo facebook e instagram. Ficar atento a essas redes para pesquisar preços é uma boa dica e pode ser bem vantajoso para o consumidor em busca de economia”, explicou a diretora da rede supermercadista do Nortão.
Fonte: O Bom da Notícia

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País