Economia
15/01/2019 14:13 - Varejo no Brasil tem melhor novembro em 18 anos aquecido pela "Black Friday"
As vendas no varejo do Brasil registraram o melhor resultado para novembro em 18 anos aquecidas pela “Black Friday” e recuperaram as perdas do mês anterior com ganhos generalizados entre as atividades.
Em novembro, as vendas varejistas cresceram 2,9 por cento na comparação com outubro, quando houve queda de 1,1 por cento em dado revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.
Esse resultado representa o ritmo mais forte para o mês desde o início da série histórica do IBGE, em 2000. Também é a maior taxa desde janeiro de 2017, quando houve alta de 4 por cento.
Anteriormente, o IBGE havia divulgado queda de 0,4 por cento em outubro. Na comparação com o mesmo mês de 2017, houve avanço de 4,4 por cento nas vendas.
“O eixo do comércio tem se deslocado no fim do ano de dezembro para novembro. Há uma antecipação de compras de Natal aproveitando as promoções da ‘Black Friday’. Nos últimos anos, novembro tem sido um mês até mais forte que dezembro”, disse a gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes.
Entre as oito categorias pesquisadas, seis tiveram alta em novembro, principalmente entre aquelas ligadas à “Black Friday”. Os destaques foram o aumento nas vendas de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,9 por cento), Móveis e eletrodomésticos (5,0 por cento) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,8 por cento).
“Os setores que têm um venda online forte na ‘Black Friday’... são os que têm o melhor desempenho por serem fortes nessa data”, acrescentou.
Apresentaram queda na comercialização somente Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,9 por cento) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,2 por cento).
No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, as vendas subiram 1,5 por cento em novembro sobre o mês anterior. Após um ano de altos e baixos marcado por uma economia sem fôlego expressivo e alto nível de desemprego, coube à Black Friday, entre 23 e 25 de novembro, as expectativas de um final de ano mais forte para o varejo brasileiro, com o Natal ainda suscitando perspectivas de mais ganhos para o setor.
Em dezembro, a confiança do comércio apurada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou melhora significativa tanto na percepção dos empresários em relação à situação atual quanto nas expectativas, terminando o ano em seu maior valor em quase seis anos.
Fonte: Reuters
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP