Economia
11/01/2019 11:32 - Inflação de 2018: veja as maiores altas e as maiores baixas e o que mais pesou no bolso
A tangerina e o tomate foram os itens que mais subiram em 2018, segundo os dados de inflação divulgados nesta sexta-feira (11). Já o abacate e o limão foram os que mais tiveram a maior queda. Entre as 20 maiores altas e baixas no ano passado, a maior parte é composta por alimentos - um dos grupos que mais pressionou a inflação de 3,75% do ano passado.
O resultado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), veio dentro do esperado pelo mercado e cumpriu com folga a meta de inflação perseguida pelo Banco Central, ficando dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, que era entre 3% e 6%.
Entre as 20 maiores altas, apenas dois subitens não são alimentos: aluguel de veículo e passagem aérea. Já nas maiores baixas, cinco itens não são alimentos: artigos de maquiagem, seguro voluntário de veículo, perfume, agasalho feminino e televisor.
Apesar de a tangerina liderar a alta em 2018, o tomate teve maior impacto no bolso dos brasileiros dentro do grupo de alimentação. Assim como o abacate, apesar de ter sido o item que mais caiu, o alimento cuja queda teve maior impacto foi o café moído (veja listas abaixo). Isso acontece porque alguns itens estão mais presentes na cesta de compras dos brasileiros – e, por isso, mesmo altas menores são mais sentidas no bolso.
Além da alimentação, os grupos que mais pressionaram o índice foram habitação e transportes - os três grupos foram responsáveis por 66% do IPCA do ano.
Individualmente, o preço do plano de saúde foi o item com maior impacto na inflação do ano, segundo o IBGE - com alta acumulada de 11,17%.
0 maiores altas
· Tangerina: 76,4%
· Tomate: 71,76%
· Aluguel de veículo: 36,81%
· Cebola: 36,71%
· Laranja-baía: 33,4%
· Pimentão: 27,13%
· Batata-inglesa: 23,76%
· Gás veicular: 22,18%
· Laranja-pera: 19,48%
· Maçã: 18,42%
· Maracujá: 18,16%
· Farinha de trigo: 18,1%
· Passagem aérea: 16,92%
· Mamão: 16,26%
· Brócolis: 15,72%
· Peixe-merluza: 14,48%
· Carvão vegetal: 14,05%
· Abóbora: 13,50%
· Repolho: 13,08%
· Cenoura: 12,59%
20 maiores baixas
· Abacate: -27,9%
· Limão: -19%
· Feijão-macassar (fradinho): -16,73%
· Artigos de maquiagem: -13,3%
· Farinha de mandioca: -13,26%
· Feijão-branco: -12,35%
· Peixe-peroá: -11,71%
· Mandioca (aipim): -11,61%
· Alho: -10,81%
· Manga: -10,57%
· Quiabo: -9,18%
· Seguro voluntário de veículo: -8,86%
· Perfume- 8,56%
· Café moído: -8,22%
· Agasalho feminino: -7,87%
· Televisor: -7,72%
Altas com maiores impactos entre os alimentos:
· Tomate: 71,76% (0,13 p.p.)
· Frutas: 14,10% (0,13 p.p.)
· Refeição fora: 2,38% (0,12 p.p.)
· Lanche fora: 4,35% (0,09 p.p.)
· Leite longa vida: 8,43% (0,07 p.p.)
· Pão francês: 6,46% (0,07 p.p.)
· Carnes: 2,25% (0,06 p.p.)
· Batata-inglesa: 23,76% (0,04 p.p.)
Baixas com maiores impactos entre os alimentos:
· Café moído: -8,22% (-0,03 p.p.)
· Farinha de mandioca: -13,26% (-0,02 p.p.)
· Açúcar cristal: -6,36% (-0,02 p.p.)
· Alho: -10,81% (-0,01 p.p.)
· Ovos: -4,03% (-0,01 p.p.)
· Açúcar refinado: -5,93% (-0,01 p.p.)
· Feijão-fradinho: -16,73% (-0,01 p.p.)
· Sorvete: -4,07% (-0,01 p.p.)
Fonte: G1

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País