Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

13/05/2009 14:09 - Crise intensifica "volta ao lar" de consumidor

Os brasileiros de todas as classes consumiram mais bens não duráveis em 2008, independente da crise financeira que se acirrou no final do ano passado. De março de 2008 a fevereiro de 2009 o volume de compras destes bens aumentou 2,6% frente a igual intervalo do ano anterior, sendo este o terceiro maior aumento dentre onze mercados pesquisados pela Latin Panel na América Latina, Europa e Ásia. Um dos reflexos da crise financeira foi a intensificação de um movimento de "volta ao lar" do consumidor brasileiro, afirma Ana Claudia Fioratti, diretora geral da LatinPanel Brasil.

 

De acordo com o estudo, as famílias brasileiras aumentaram em 9% o volume de compras das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e de produtos de limpeza no primeiro trimestre deste ano, frente aos três primeiros meses de 2008. "Desde 2004 verificamos que o consumo de alimentos e bebidas fora do domicílio aumentava mais do que o consumo destes dentro do lar, mas agora a relação se inverteu", explica Ana Claudia. As famílias brasileiras aumentaram em 14% os gastos com bebidas e alimentação nos domicílios, nos últimos 12 meses encerrados em março deste ano, enquanto as despesas para consumo fora do lar subiram 10% em igual intervalo.

 

Serviços combinados

 

Ana Claudia cita ainda o aumento do lazer dentro das residências como um reforço dessa volta ao lar do consumidor brasileiro. De janeiro a dezembro do ano passado o número de famílias com TV por assinatura aumentou 22%, enquanto os clientes de banda larga avançaram 53%, e o número de residências com os dois serviços combinados cresceu 141% no mesmo intervalo. "Perguntamos aos consumidores quais os primeiros gastos que eles cortariam se a crise apertar, e 82% responderam que não contrairão mais dívidas, enquanto 39% afirmaram cortar viagens e lazer", avalia a executiva.

 

De abril de 2008 a março de 2009 as categorias que obtiveram maior aumento de volume médio de consumo foram produtos de higiene e beleza, com 17%, e limpeza do lar, com 13%. "Isso reflete a menor compra de produtos duráveis, e uma menor disposição do brasileiro em assumir endividamentos, então parte desse consumo vai para produtos de prazer pessoal e rápido, como no caso dos produtos de higiene e beleza", considera Ana Claudia.

 

Otimistas e pessimistas

 

O levantamento apontou que todos os perfis de consumidores pesquisados aumentaram o seu padrão de compra, independente do grau de confiança depositado na recuperação da economia. "O consumidor brasileiro está menos otimista, mas mesmo assim está aumentando o consumo de bens não duráveis", destacou Ana Claudia.

 

Ao serem requisitados para avaliar sua própria situação econômica na comparação com o ano passado, 95% dos entrevistados disseram estar melhor ou igual em junho de 2008, antes do acirramento da crise financeira internacional. Oito meses depois, em fevereiro deste ano, esse percentual caiu para 77% dos entrevistados.

 

Veículo: Gazeta Mercantil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>