Economia
19/09/2018 11:36 - Dia da Criança será do presente mais barato
Com a previsão de crescer 3% nas vendas para o Dia da Criança este ano – uma alta de apenas 0,3 ponto percentual ante ao incremento de 2017 – os lojistas montam estratégias para fisgar o consumidor. Com um tíquete médio menor que ano passado, a tendência é que as gôndolas para a data fiquem recheadas de produtos de menor valor agregado.
De acordo com um levantamento realizado pela Federação das Câmeras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (Fcdlesp), apenas 28,6% dos varejistas acreditam em um aumento significativo de 5% para as vendas do Dia das Crianças. A entidade estima que, no geral, o varejo deve obter incremento de 3% neste ano.
“O momento econômico do País e as campanhas eleitorais deixam o consumidor um pouco apreensivo, mas isso não significa que a data passará em branco. Pode ser um ano para presentes mais simples, considerando que o fim de ano ainda tem Black Friday e Natal”, argumentou o presidente da entidade responsável pelo estudo, Mauricio Stainoff.
Ainda de acordo com o levantamento, 42,9% dos varejistas acreditam que os consumidores devem gastar em média o valor entre R$ 60,00 e R$ 100,00. Os setores com mais destaque segundo a pesquisa podem ser o de vestuário, alimentação, brinquedos e aumento de movimento em parques e shoppings. A título de comparação, em 2017, o tíquete médio estava em torno de R$ 195, segundo balanço do SPC Brasil referente à data.
Nesse sentido, o fundador da consultoria em varejo Inteligência 360, Olegário Araújo, afirmou que esse Dia das Crianças deve ser uma data com maior presença das “lembrancinhas”. “O tíquete médio deve ser mais baixo. Não podemos esquecer da atual taxa de desemprego da população brasileira e também dos altos índices de inadimplência”, disse.
Perspectiva do lojista
Com forte atuação no setor de brinquedos, o grupo Ri Happy emitiu nota afirmando que “espera crescer nas vendas de Dia das Crianças em relação à mesma data no ano passado” com ações estratégicas de marketing juntamente com influenciadores digitais. Não foram revelados percentuais.
“O grupo oferece diversos itens exclusivos, um mix de 5.000 produtos para todas as idades, atividades gratuitas nas lojas aos finais de semana e ofertas especiais com preços a partir de R$ 9,99”, disse o comunicado emitido pela rede.
Além disso, para a data comemorativa, o negócio anunciou a intenção de contratar 3 mil funcionários temporários a fim de absorver a demanda entre os dias 4 e 15 de outubro – também com a possibilidade de retorno no período de vendas no Natal.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP