Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

19/09/2018 11:33 - Lojas começaram setembro em baixa

São Paulo - O movimento no varejo paulistano teve um crescimento de 0,6% nos primeiros 15 dias deste mês em relação a igual período de 2017, segundo estimativa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado caracteriza a pior quinzena de 2018. Na comparação com os primeiros 15 dias de agosto, houve declínio médio de 6,6%.

 

Na opinião do economista da ACSP Emílio Alfieri, o desempenho não indica uma tendência, mas sim uma parada momentânea do consumidor antes das eleições, "que definirão os novos rumos do País".

 

Alfieri admite que o setor varejista enfraqueceu, porém com descompasso entre as vendas a prazo e à vista. No primeiro caso, cita, houve avanço de 4,3% nos primeiros 15 dias de setembro, enquanto a segunda opção mostrou queda de 3,1%.

 

"A explicação pode estar nos eletroeletrônicos, em especial celulares, que estão tendo bom desempenho", comenta o economista por meio de nota, ao justificar o comportamento das vendas a crédito.

 

Com relação ao sistema à vista, que abrange bens não duráveis como vestuário, calçados e acessórios, Alfieri explica que as vendas dependem muito do clima e da estações. "O consumidor está compasso de espera: não compra mais moda artigos outono/inverno, já que o inverno termina logo (dia 22), enquanto espera a chegada da primavera para comprar itens da nova estação", conta ele.

 

Na comparação com os 15 primeiros dias de agosto, quando houve queda de 6,6%, também foram notadas diferenças entre os sistemas a prazo (6,3%) e à vista (-19,4%). Os motivos, de acordo com Alfieri, são os mesmos da variação interanual, com um diferencial.

 

Impacto

 

Ele explica que o forte recuo nos produtos de menor valor (sistema à vista) se deve também à base forte de comparação gerada pelo Dia dos Pais. "Esta data comemorativa foi impulsionada pelos presentes pessoais de menor valor. Como não há data comercial em setembro, essa queda é natural", finaliza ele.

 

Fonte: DCI

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>