Economia
14/08/2018 11:17 - Brasileiro desviou do crédito no Dia dos Pais
Considerado como um importante termômetro para o varejo no segundo semestre, o Dia dos Pais evidenciou o comportamento de um consumidor mais reticente em relação às compras feitas no cartão de crédito. Até o início de 2019, o uso do plástico deve ser mais recorrente para aquisição de itens de necessidade básica.
De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), no período comemorativo deste ano, as vendas a prazo recuaram 0,1% ante 2017, quando o aumento de compras nessa categoria foi de 8,8%.
“É importante lembrar que essa alta verificada, no ano passado, não é suficiente para compensar as perdas dos anos e recessão econômica”, diz a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Segundo a economista, o consumidor está concentrando os gastos do cartão de crédito em itens de primeira necessidade, como por exemplo supermercados, produtos farmacêuticos e gasolina. “O problema disso é que quando essas pessoas tiverem um problema mais sério não terão para onde recorrer com o cartão já comprometido, podendo atrasar a fatura e arcar com juros mais caros”, argumentou a especialista.
Para ela, as explicações para a “estagnação” no comportamento do consumidor brasileiro pode ser explica com o cenário político-econômico do País. “O mercado de trabalho ainda está muito fraco. Mesmo aqueles que estão conseguindo emprego, não demonstram propensão a gastar com uma renda ainda restrita”, completa Kawauti.
Além disso, para as próximas datas comemorativas do segundo semestre de 2018, a economista afirma que o clima para consumir deve ser o mesmo verificado neste Dia dos Pais. Ela explica também que, para os próximos meses, os consumidores devem conter um pouco mais as compras arrojadas em virtude da aproximação das eleições – cujas incertezas têm feito todo o tipo de investimento ficar em segundo plano.
“Mesmo que tenhamos um cenário mais definido em outubro, o setor não deve reagir com força suficiente até o final do ano. No início de 2019 devemos perceber uma melhora de mercado mais efetiva”, declarou Kawauti.
Com um orçamento mais restrito para presentear, o estudo revelou também que, os produtos mais procurados neste período foram as roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios masculinos, como cintos, carteiras, além de relógios e meias.
Segundo o levantamento realizado pela empresa de informação ao crédito Boa Vista SCPC, e divulgados ontem, as vendas totais para o período de Dia dos Pais deste ano cresceram 2,8% em relação aos resultados obtidos em 2017.
Perdas passadas
O resultado positivo, no entanto, ainda não é suficiente para tapar os prejuízos acumulados nos anos de recessão. Em 2015, a variação de queda na comercialização de itens para a data foi de 0,8%; e, em 2016, girou em torno de 5,2%. Nesse sentido, outro fator ponderado pela economista-chefe do SPC Brasil é que o desempenho nas vendas totais de todas as datas comemorativas de 2018 apresentaram desempenho positivo, em linha com uma economia em retomada lenta e gradual.
Para o estudo, a entidade – que tem abrangência nacional – se baseou nas consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC feitas entre 5 e 12 de agosto.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP