Economia
20/07/2018 17:02 - IBEVAR: Intenção de compra do consumidor segue estável no terceiro trimestre
O índice de consumidores que pretendem efetuar uma compra de bens duráveis no período de julho a setembro de 2018 é de 1% no varejo ampliado, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com o PROVAR (Programa de Administração do Varejo), E-bit e Epistemycs.
Segundo o presidente do IBEVAR, Prof. Claudio Felisoni, é possível perceber uma insegurança na intenção de compra pois as pessoas estão temerosas em comprometer o orçamento com gastos extras. “A alta do dólar, a desconfiança com relação ao emprego, o cenário eleitoral incerto, os juros altos e a inflação são fatores que afetam diretamente essa decisão”, explica.
Já a previsão de intenção de compra do consumidor virtual para o terceiro trimestre é de 88,90%, melhor resultado apresentado nos últimos 3 anos, mostrando uma importante recuperação na confiança econômica, apesar das incertezas de um ano eleitoral. O que apresenta um aumento de 5,2% em relação ao mesmo período de 2017. Comparado com o trimestre anterior (abril a junho de 2018), houve uma alta de 0,34%.
As categorias que apresentam os maiores índices de intenção de compra são artigos de uso pessoal e doméstico (1,39%), artigos farmacológicos, médicos, ortopédicos e perfumaria (1,03%), hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo (0,65%), matérias de construção (0,43%), escritório, informática e comunicação (0,41%) e automóveis, motos, partes e peças (0,16%). Já os que não apresentaram crescimento são tecidos, vestuário e calçados (-0,03%), combustíveis e lubrificantes (-0,07%), móveis e eletrodomésticos (-0,11%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,48%).
Com relação ao rendimento real mensal, a pesquisa aponta que teve um aumento de 2,95% nos últimos 12 meses, que se refere ao período de março de 2017 até março de 2018.
Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBEVAR

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País