Economia
15/06/2018 11:47 - Churrasco fica 24% mais caro
Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revela que os itens normalmente utilizados para o churrasco ficaram 24% mais caros em 2018 ante a última edição da Copa do Mundo.
O estudo avaliou o comportamento dos preços de 15 itens que compõem um churrasco, sendo que nove deles tiveram alta superior as taxas de inflação. A FecomercioSP destaca a elevação de valores nos seguintes ingredientes do vinagrete: cebola (85,8%), vinagre (45,7%) e sal (35,7%). O tomate, no entanto, apresentou recuo de 6,7% no preço em relação à última edição do mundial.
A proteína bovina e a cerveja também tiveram alta, de 24,9% e 26%, respectivamente, porém, abaixo da inflação do período. Os preços de outras bebidas alcóolicas e refrigerantes e água mineral apresentaram elevação de 34,4% e 32,1%, consecutivamente, enquanto o do frango em pedaços ficou praticamente estável (-0,1%) no período.
De verde e amarelo
Às vésperas da estreia do Brasil na Copa do Mundo continua tímido o movimento do comércio especializado em produtos verde e amarelo, confirmando a estimativa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), que apontou alta de 1% nas vendas.
O presidente da entidade, Aldo Gonçalves, diz que os lojistas continuam preocupados com o movimento nas lojas especializadas e espera que o bom desempenho da seleção estimule o consumidor ao longo do campeonato.
Ele lembra que na Copa em 2014 realizada no Brasil, a venda de produtos verde-amarelo deixou a desejar e resultou em um estoque encalhado da ordem de R$ 12,8 milhões no Estado do Rio e R$ 5,7 milhões na cidade, com produtos como camisetas, cornetas, boné, bandeira para carro, bola e outros itens temáticos. Gonçalves cita também que, na Olimpíada, que foi no Rio, o comércio esperava alta de 5% e vendeu menos de 2%. “As vendas acabam ficando concentradas nos setores de alimentação e entretenimento”, diz ele.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP