Economia
14/06/2018 11:22 - Varejo cresce em abril, mas impacto da greve ainda é ameaça
O resultado do varejo brasileiro no primeiro mês do segundo trimestre foi melhor que o esperado, crescendo 1% ante a março. Apesar do resultado, a força do setor no segundo semestre segue comprometida em função das perdas resultante da greve dos caminhoneiros no final e maio.
O resultado de maio, período que compreende também o Dia das Mães, terá um forte impacto da paralisação dos caminhoneiros, que parou todo o País no final no quinto mês do ano.
As vendas de equipamentos para escritório e combustíveis ajudaram a puxar o resultado, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"A alta foi disseminada em todas atividades e de forma geral todo o varejo teve um movimento mais forte. Em alguns segmentos a inflação está mais baixa que a inflação geral, e também temos crédito mais farto e menor endividamento das famílias", explicou a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.
"Entretanto, a greve dos caminhoneiros vai bater em maio. Certamente haverá influência da greve no mês e a expectativa é que ela atinja todos os segmentos", explica. As vendas em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com importante peso sobre o bolso dos consumidores, teve aumento de 1% em abril, depois de subir apenas 0,1%.
A única atividade que não registrou ganhos foi a de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, cujas vendas ficaram estagnadas. No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o volume de vendas aumentou 1,3% na comparação com março.
Revisões
O IBGE ainda revisou o dado de março para avanço de 1,1% depois de divulgar anteriormente aumento de 0,3 por cento, após incorporar novas informações principalmente sobre hipermercados e equipamentos de informática. Sobre abril de 2017, as vendas apresentaram avanço de 0,6%.
A leitura do mês foi influenciada principalmente pelos aumentos de 4,8% nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e de 3,4% em Combustíveis e lubrificantes.
Nem tudo está perdido
Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o impacto gerado pela greve dos caminhoneiros não será o bastante para mudar o rumo de crescimento do setor para a soma do ano. A entidade projeta que, ao término de 2018, o comércio avance 5%.
“Mesmo considerando os impactos negativos decorrentes da greve durante alguns dias do mês de maio, os estoques das revendedoras não sofreram tão intensamente como outros ramos do varejo com a escassez de produtos”, diz o chefe da Divisão Econômica da CNC, Fabio Bentes.
Ele destacou ainda as vendas de veículos, que tiveram em maio a maior variação no volume ante o mesmo mês do ano anterior desde o início dos levantamentos no ano 2000. “Além da natural reação tendo como base um período altamente negativo para esse segmento, o recuo nas taxas de juros para esse tipo de compra e melhora da percepção sobre o emprego ajudaram a explicar a inédita variação nas vendas”, completou Fabio Bentes.
Fonte: DCI

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País