Economia
12/06/2018 11:00 - Mastercard: apesar de greve, varejo cresce 0,8% em maio
Mesmo prejudicadas pela crise de desabastecimento provocada pela paralisação dos caminhoneiros no fim do mês passado, as vendas do varejo brasileiro fecharam maio com desempenho positivo. Dados do Indicador de Varejo da Mastercard mostram alta de 0,8% no mês em comparação a maio de 2017. Já a média do trimestre encerrado em maio foi 1,3% superior ao período equivalente do ano passado.
"O varejo mostrou resiliência e cresceu apesar da greve. Contudo, as vendas foram fortemente impactadas pela paralisação, e, na semana entre os dias 23 e 29 de maio, registramos um impacto de -3% com relação ao mesmo período do ano passado", revela o economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima.
Um dos setores de melhor desempenho em maio foi o de supermercados, com alta de 6,9% em maio na comparação interanual. Ainda ficaram no terreno positivo as vendas de móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico. Já os setores de desempenho negativo foram combustíveis e vestuário.
Apesar de uma queda de 19,2% durante a semana da greve, as vendas totais na internet no mês cresceram 26% em relação a maio de 2017, verificou a Mastercard. "Muitos consumidores deixaram de fazer compras online por causa da demora nas entregas", explica o economista.
Fukushima espera que, para os próximos meses, as vendas sigam em crescimento modesto, ainda pressionadas pela alta taxa de desemprego no País e pela instabilidade nos cenários político e econômico atuais.
Na análise por região, Norte (1%), Sul (1,4%) e Sudeste (1%) ficaram acima da média. O Nordeste ficou na média do Brasil, com 0,8% de crescimento das vendas, enquanto o Centro-Oeste registrou queda de 2,9% nos negócios do varejo.
Fonte: Estadão Conteúdo

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País