Economia
30/04/2018 12:22 - Vendas do varejo sobem 2,6% em março
As vendas totais do varejo brasileiro em março de 2018, excluídos os negócios de automóveis e materiais de construção, registraram alta de 2,6% em comparação ao verificado no mesmo mês de 2017.
Os dados fazem parte do indicador de varejo SpendingPulse, da Mastercard. No acumulado do primeiro trimestre do ano, houve alta de 3,4% em relação ao período equivalente do ano anterior.
Os destaques para o mês ficaram com os setores de móveis e eletrodomésticos; supermercados; artigos farmacêuticos; artigos de uso pessoal e doméstico, além de materiais de construção. Pelo lado negativo, "combustíveis e vestuários tiveram desempenho abaixo do esperado", aponta a Mastercard em nota.
Na mesma base de comparação, o e-commerce teve alta de 18,4%. No varejo online, diz a empresa, os setores de eletrônicos e móveis apresentaram desempenho superior à média do canal de distribuição. Na outra ponta, "artigos farmacêuticos, vestuários e hobby & livraria ficaram abaixo do crescimento do canal".
O economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil, César Fukushima, vê sinais de confiança nos consumidores, mesmo diante de dúvidas sobre a consistência da retomada econômica. "Feriados como a Sexta-feira Santa e Páscoa impactaram positivamente nas vendas totais no mês de março, apresentando expansão de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado", diz .
Na análise por regiões, Sul e Nordeste tiveram desempenho acima da média, com altas de 4,8% e 3,2%, respectivamente, na comparação do resultado de março ante igual mês de 2017. Abaixo da média, mas ainda em terreno positivo, ficaram Sudeste (2,4%) e Norte (2,3%). O Centro-Oeste voltou a registrar queda das vendas, com retração de 1,1% na mesma base de comparação, após queda de 3,6% na análise de fevereiro.
Para este mês, a estimativa é que o varejo siga aquecido, muito em função do Dia Das Mães. Segundo estimativa da CNC a perspectiva é que a data movimente R$ 9,4 bilhões, alta de 4,3% ante a data em 2017.
Fonte: DCI
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP