Economia
03/04/2018 11:53 - Indústria 4.0 no País: ano promete avanços
O termo Indústria 4.0 já conquistou capas de jornais, é tema de eventos, de cursos e reuniões em empresas. Mas, afinal, o quanto este conceito alemão está longe da realidade brasileira? Segundo especialistas: não muito. O ano de 2018 será um grande marco para o conceito no Brasil, e as empresas mais atentas já estão pensando em ações específicas para a transformação.
Caracterizada por inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de manufatura, a Indústria 4.0 é a cadeia de produção automatizada e digitalizada – máquinas, ativos e sistemas que, conectados, criam redes inteligentes controladas de forma autônoma. Se ainda não é totalmente visível esta mudança na sua empresa, não se engane, já ocorre de forma “silenciosa” para todos. Por exemplo: já rolou o papo de colocar as informações na nuvem, conhecer mais a inteligência artificial ou aderir a robôs trabalhando com humanos?
A Indústria 4.0 já é uma realidade, e a melhor estratégia é perceber as oportunidades para essa transição. Um exemplo são as medidas realizadas na esfera federal. O governo anunciou no Fórum Econômico Mundial um conjunto de medidas para estimular a indústria 4.0, dentre eles, a disponibilidade imediata de linhas de crédito de mais de R$ 10 bilhões do BNDES, Finep e Banco da Amazônia. E no ano passado lançou o programa Rumo à Indústria 4.0 no Brasil, uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fiesp.
Este ano promete ser a arrancada da indústria brasileira para a transformação digital, mas o movimento só ganhará força com a adesão das empresas, que precisam se tornar agentes dessa transformação. Segundo a ABDI, menos de 2% da cadeia tem adesão ao conceito. Neste cenário incipiente, há a oportunidade de sair em vantagem competitiva, e o primeiro passo é o conhecimento sobre o tema e a clareza da apropriação das tecnologias que devem se adequar ao negócio.
Uma ação eficaz é criar um comitê interno para provocar debates, suscitar dúvidas e idealizar modelos de negócio antes não explorados. A Indústria 4.0, mais que uma realidade, é uma urgência, e a estratégia é criar as oportunidades. Lembre-se: a criatividade é essencial para esta transição!
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP