Economia
11/12/2017 11:04 - 75% dos pequenos lojistas não sabe lidar com rivais virtuais
Enquanto grandes varejistas correm para integrar as operações física e digital, essa realidade está muito distante das pequenas lojas. Sem condições de lidar com estoque para atender os dois canais ou fazer entregas em prazos pequenos, eles não sabem lidar com a concorrência virtual e 75% não consegue cobrir ofertas de um rival no ambiente online.
“O varejista gigante trata a multicanalidade como realidade, mas o fato é que 90% do varejo ainda é exclusivamente analógico”, resume a consultora de varejo especialista em e-commerce e professora do núcleo de pesquisas e inovação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Regina Caro.
A percepção da acadêmica vem em linha com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abccom) que levou entrevistadores a 60 lojas físicas, disfarçados de consumidores, para entender se os vendedores dessas lojas estão preparados para a integração do online com o offline.
Segundo o estudo, o padrão de comportamento de um cliente hoje em dia envolve entrar na loja, perguntar se um determinado produto está em estoque e já comparar, no celular, os preços de produtos iguais na concorrência. Diante dessa realidade, no entanto, pouco são os varejistas que conseguem garantir a venda mesmo com o acesso do consumidor à internet para refinar os parâmetros de compra. “A política de preços é um assunto mal resolvido no omnichannel brasileiro”, comenta o sócio da Brazil Panels, Claudio Vasquez, que realizou a pesquisa em parceria com a Abccom.
De acordo com o executivo, houve casos em que os vendedores chegaram a se mostrar agressivos ao perceber que os consumidores estavam comparando preços pelo celular. O percentual de “vendedores agressivos” subiu de 8%, em 2014, para 14% em 2017.
Segundo Vasquez, isso é um sinal de despreparo e falta de treinamento dos vendedores para conciliar esse novo perfil de consumidor. “O ideal é que o vendedor seja treinado para compreender o perfil do novo consumidor e tenha margem para equiparar o preço do físico com o virtual”, diz Vasquez.
Pedras no sapato
Para o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, muitas empresas estão investindo em tecnologias e processos, mas ainda estão focadas em ferramentas que integrem estoque ou automatizem os processos internos. “De fato, a força de vendas não consegue acompanhar as mudanças.”
Salvador também ressalta outro dado da pesquisa: 34% das lojas físicas não tinha o produto em estoque para pronta entrega e 27% demoraria mais que dois dias para entregar na casa do consumidor, o que afasta mais o sonho da multicanalidade e poderá se tornar um problema ainda maior em breve. “Com a evolução do e-commerce para entregar no mesmo dia, uma das maiores vantagens das lojas físicas, a pronta entrega, deixa de existir”, finaliza.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP