Economia
24/11/2017 11:09 - Volume de vendas à Classe C sobe 3%
São Paulo - Apesar não representar mais uma explosão de consumo, a classe média ainda se mostra bastante relevante para o varejo brasileiro. Segundo pesquisa da Kantar Worldpanel, na análise de itens básicos, o volume de vendas para Classe C saltou 3,1%, enquanto o consumo total subiu 1,5% .
De acordo com o estudo, apesar da crise ter tornado os consumidores mais conscientes, a classe emergida a partir de 2003 ainda é fundamental. "Mesmo apostando na racionalização e na seletividade na hora de eleger os produtos que vão entrar no carrinho, essa parcela da população ainda se destaca", comentava o estudo da Kantar Worldpanel. Para o levantamento a empresa levou em conta 96 categorias e calculou o volume de vendas nos últimos doze meses terminados em junho deste ano.
A análise de volume das cestas também revela a força deste estrato social em comparação ao resto da população. Destaque para limpeza com 10,1% de crescimento e uma alta 8,3 vezes maior que as demais classes. O segmento de higiene e beleza cresceu 5,5%, o que representa um salto de 4,5 vezes, enquanto o de bebidas subiu 3,9% (ou 2,3 vezes maior). Alimentos, que no total da população viu queda de 0,4%, atingiram 1,3% de alta na classe C. "O grande avanço de compradores das categorias na Classe C, assim como para o total da população, ocorreu de 2009 a 2014. A partir de 2015, o crescimento desacelerou, e algumas categorias perderam penetração", diz a Kantar.
O estudo revelou ainda que entre as categorias que mais se destacaram no consumo está o azeite, que hoje está presente em 48% dos lares, ante aos 28% registrado em 2009. O maior salto foi visto no uso de detergente líquido para roupa, que em 2009 estava em 28% dos lares e hoje soma 48%.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP