Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

07/11/2017 10:56 - Varejo busca rentabilidade para além da venda

São Paulo - Para ajudar a elevar a rentabilidade dos negócios, varejistas têm apostado alto na busca por receita extra. De programas de fidelidade até a venda de espaços publicitários, estratégias de receitas complementares é realidade para 51% dos lojistas entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).

 

Mais comum dentro do universo virtual, a busca de ganhos para além da venda envolve ainda estímulo de comércio de produtos e serviços fora e dentro do site - que não sejam parte do negócio principal da rede, além de busca de mais acessos ao portal por meio de marketing em sites de afiliados. "Esse tipo de cultura é bastante disseminada nos Estados Unidos, mas no Brasil ainda há muito que caminhar. Acredito que a crise trouxe aos varejistas a necessidade de pensar fora da caixa, então a tendência é que esse tipo de medida cresça bastante", comentou o professor da UFRJ, especialista em varejo virtual e conselheiro da CDL-Rio, Valter Barbosa dos Santos.

 

O estudo divulgado ontem pelo Ibevar em conjunto com o Ibear e aAffinion apontou ainda que 96% das empresas entrevistadas já fizeram alguma ação de receita além da venda, mas a continuidade dos programas é realidade para pouco mais de metade dos ouvidos (51%).

 

Para Claudio Felisoni, que encabeçou a pesquisa e é presidente do Ibevar, a adoção de estratégias assertivas para estimular essa receita extra é fundamental para que o ganho seja sustentável. "Entre as empresas que adotam o planejamento específico para captação de receita além das vendas, 72% acreditam que a tática dá certo, enquanto apenas 33% daquelas que não têm planejamento creem no sucesso da iniciativa", comenta.

 

Sobre o volume movimentado com as estratégias, 21% dos entrevistados citaram que a alta na receita gira em torno de 5% a 10% do seu faturamento geral. Para 12%, a estratégia representa 10% a 30%. O estudo também aponta que 9% dos entrevistados veem as atividades que geram ganhos adicionais como extremamente importantes, enquanto 30% julgam muito importante, 31% veem importância moderada e 30% acreditam que as estratégias é pouco importante (veja mais no gráfico.)

 

Por que usar?

 

Para Santos, da CDL-Rio, pensar em receitas auxiliares dentro do negócio é fundamental em um momento para o varejo de pressão nas margens. "As empresas que conseguem ganhar a guerra de preço com produtos mais baratos pode reverter a margem perdida com medidas como venda de espaço publicitário dentro do site ou até parceira com outros varejistas em programas de fidelidade", discorre.

 

Segundo o estudo, a maioria das empresas entrevistadas (59%) já utilizam parceiros externos para obtenção de renda extra, mas apenas 19% utilizam programas de fidelidade externos - sendo que, desses, 71% veem a estratégia como bem sucedida. "Há empresas especializadas em gerar oportunidade e monetização tanto antes quanto depois da venda, com estratégias diferentes para cada mercado", comentou o Head Latam da Affinion, Ricardo Cassetari

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>