Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

01/11/2017 11:22 - Brasil perde espaço no mercado mundial

Não é de hoje que especialistas alertam para a perda de competitividade da indústria brasileira. Ano após ano, o parque fabril nacional vem perdendo seu espaço no mundo globalizado tanto em termos de produção quanto em termos de mercado. O mais recente levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em estatísticas da Organização Mundial do Comércio (OMC), revelou que o Brasil vem perdendo espaço no mercado mundial em produção e exportação de manufaturados.

 

“Enquanto vemos países em desenvolvimento ganhando competitividade, o Brasil segue em declínio. A ele só podemos comparar Estados Unidos e Alemanha, que já são avançados. Principalmente nos dois últimos anos, em que o cenário se agravou por conta da recessão. Por isso, temos que persistir na agenda das reformas em busca do ritmo de crescimento”, resumiu o gerente de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

 

Segundo o estudo, nos últimos 10 anos, quatro dos cinco indicadores de competitividade registraram perda de posição. Apenas a taxa de câmbio real efetiva acumulou uma pequena melhora e, por isso, o País ficou atrás dos principais competidores internacionais.

 

A fatia das exportações brasileiras de produtos manufaturados no total mundial, por exemplo, diminuiu 0,24 ponto percentual entre 2005 e 2015 e ficou em 0,58%. Enquanto isso, a participação da China aumentou 8,83 pontos percentuais, e a da Coreia do Sul, cresceu 0,55 ponto percentual.

 

Além disso, na última década a participação brasileira na produção mundial de manufaturados caiu 0,9 ponto percentual. Passou de 2,74% em 2006 para 1,84% em 2016.  No mesmo período, a fatia da indústria chinesa cresceu 11,80 pontos percentuais, e a da Coreia do Sul, 0,56 ponto percentual.

 

“Os dois indicadores mostram que o Brasil está perdendo capacidade de competir no mercado mundial de produtos manufaturados. Nas bastasse isso, perde capacidade também de competir com os produtos estrangeiros dentro do próprio País”, comentou Castelo Branco.

 

Reformas - Ele explicou que isso é resultado dos avanços pouco expressivos nas reformas micro e macroeconômicas que têm impacto nos custos de produção das empresas. Para reverter o cenário, o especialista reforçou que é necessário insistir nas reformas que se planejam no País, mas que pouco saem do papel.

 

“Os custos de produção no Brasil cresceram mais do que a produtividade, e isso faz com que o País tenha alguma vantagem diante dos competidores externos quando o real se valoriza, mas por outro lado, inviabiliza a competitividade lá fora. É preciso encontrar um meio termo”, reforçou.

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>