Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

17/10/2017 11:16 - Estudo identifica oportunidades de negócios de impacto social em alimentação

São Paulo - Apesar de a produção de alimentos não ser um problema no Brasil, o País sofre com elevadas perdas pós-colheita e no escoamento da safra e ainda com o desperdício significativo no final da cadeia e no consumo. É o que mostra o levantamento "Tese de Impacto Social em Alimentação", que tem como objetivo identificar oportunidades para empreendedores que possam contribuir de forma positiva com soluções.

 

Apresentado hoje, no Dia Mundial da Alimentação, o estudo foi realizado pela aceleradora de negócios de impacto social Artemisia e pela Fundação Cargill.

 

Produção próxima ao consumidor; acesso a refeições saudáveis; armazenamento de alimentos e educação nutricional são algumas das áreas com oportunidades que o mapeamento identificou para empreendedores que desejam promover impacto social no setor.

 

O estudo cita um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o cenário de segurança alimentar no País. Cerca de 52 milhões de brasileiros não têm acesso diário a comida de qualidade e na quantidade satisfatória, enquanto 41 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente no País.

 

Esse é um problema global, já que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), 28% de todo alimento produzido é desperdiçado. O órgão diz que 54% do desperdício no mundo ocorre na fase inicial de produção, na manipulação pós-colheita e na armazenagem; os demais 46% ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

 

Além das oportunidades observadas no armazenamento e na logística dos alimentos, que dependem mais dos produtores e distribuidores, outro quesito a ser trabalhado é o consumidor e seus hábitos. O mapeamento aponta que as famílias de menor renda destacam-se por comprar mais do que o necessário, ou seja, fazem compras por impulso. Preparar mais comida do que o necessário é outro fator determinante para o desperdício, ocasionado pela hospitalidade - as pessoas sempre querem ter comida para receber convidados e acabam desperdiçando.

 

A publicação mostra também a carência das regiões Norte e Nordeste em relação às soluções apresentadas pelos startups que atuam no campo, as agrotechs. Segundo a Tese de Impacto, a maioria das soluções encontradas é destinada a produtores já conectados a mercados e com acesso a tecnologias. Essas duas regiões, que demandam soluções mais simples para melhor utilização da terra para produzir e desafios de irrigação, não são atendidas.

 

Além das tecnologias para melhorar a eficiência no momento da produção, há demanda também por serviços que reduzam o custo no período pós-colheita, como os que sejam capazes de diminuir a exposição de hortaliças ao sol, evitando perdas.

 

Para o consumidor final também devem ser trabalhadas soluções como a aproximação com as áreas de produção de alimentos. Empreendedores podem atuar para fazer chegar produtos como verduras e legumes a locais que não têm acesso a esses itens, para que sejam incorporados à rotina alimentar das famílias

 

Raphael Ferreira

 

 

Fonte: DCI São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País
21/05/2024 09:46 - Com investimento de R$ 45 milhões, Arena Atacado anuncia nova loja em Cosmópolis, SP

Veja mais >>>