Economia
17/08/2017 12:20 - Confiança do cliente cresce em julho
A confiança do consumidor brasileiro voltou a crescer em julho, frente ao mês anterior, atingindo 41,4 pontos. Apesar do avanço de 2 pontos percentuais, o indicador se encontra abaixo da zona de indiferença, mostrando um cliente ainda cauteloso em relação a economia e a vida financeira.
O índice, medido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), varia de 0 a 100 pontos, sendo que quanto mais próximo dos 100 mais confiantes estão os consumidores. "Ainda que o cenário traçado em julho tenha sido ligeiramente melhor do que em junho, quando o país esteve sob o impacto de novas turbulências políticas, o número segue abaixo do que se considera satisfatório e, devido às incertezas ainda presentes, não se pode descartar novos retrocessos no humor do consumidor", disse o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, por meio de nota.
O indicador de confiança é composto pelos subindicadores de expectativas e de condições atuais. O primeiro passou de 51,1 para 52,7 pontos, enquanto o segundo registrou 30,2 pontos em julho frente 27,8 pontos no mês anterior.
Ainda de acordo com o levantamento, 81% dos consumidores avaliam negativamente as condições atuais da economia brasileira. Para 15%, o desempenho é regular e para só 2% o cenário é positivo.
Entre aqueles que avaliam o clima econômico como ruim, os principais sintomas são o desemprego elevado (51%), o aumento dos preços (24%), apesar da desaceleração da inflação, e as altas taxas de juros (10%). Já quando se trata da vida financeira, o número de consumidores insatisfeitos é menor, mas ainda assim é elevado. De acordo com a sondagem, 41% dos brasileiros consideram a atual situação financeira ruim ou péssima. Outros 42% consideram regular e um percentual menor, de cerca de 14%, consideram boa.
Futuro
A sondagem apontou ainda para uma perspectiva ruim em relação ao futuro da economia, já que 40% dos brasileiros se declararam pessimistas. Quando a avaliação se restringe a vida financeira, no entanto, o total de pessimistas cai para 11%. Os otimistas com a economia, por sua vez, representam 15% da amostra, ao passo que para a vida financeira, o percentual sobe para 56%.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País