Economia
02/06/2017 11:20 - Queda no mercado de tablets começa a perder força , diz IDC
São Paulo - Após dois anos seguidos de quedas expressivas no primeiro trimestre, o mercado de tablets diminuiu a retração neste ano no período, para 8%, e tende a estabilizar as vendas daqui para a frente, diz o IDC.
Em 2015 as vendas de janeiro a março tinham recuado 20%, para 1,7 milhão de unidades, e em 2016 a queda tinha sido ainda maior, de 53%, fechando o período com 836 mil aparelhos vendidos. Já este ano, a baixa foi consideravelmente menor, de 8%, atingindo a marca de 770 mil equipamentos vendidos.
O resultado do estudo IDC Brazil Tablets Tracker, realizado pela consultoria IDC Brasil, aponta, segundo a empresa, para uma tendência de estabilização nos próximos meses. Entre janeiro e março deste ano a receita total do mercado de tablets foi de R$ 370 milhões, 28% a menos que no mesmo trimestre de 2016.
"Nos últimos dois anos, o mercado de tablets caiu principalmente por conta da alta do dólar, do crescimento dos smartphones com telas maiores e da saída de muitos fabricantes do País. No primeiro trimestre deste ano, notamos um mercado mais estabilizado, com empresas atendendo bem a demanda que existe no setor infantil, por exemplo. Por isso, a queda foi bem menor do que a dos anos anteriores", avalia o analista de mercado da IDC Brasil, Wellington La Falce.
Já a queda na receita se deve ao fato dos fabricantes terem diminuído os preços, para compensar o movimento que costuma ser fraco para o segmento no primeiro trimestre. "O tíquete médio dos tablets em 2016 era de R$ 615 e, em 2017, passou para R$ 485", diz.
A previsão do IDC para 2017 é que 3,7 milhões de dispositivos sejam comercializados - queda de 7%, frente a 2016. "A tendência é que o mercado estabilize e volte a apresentar números positivos no segundo semestre, com a chegada de datas importantes para o segmento como Dia das Crianças, Black Friday e Natal", conclui.
Fonte: DCI São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País