Economia
15/04/2009 10:28 - Sobe adesão ao comércio sem dólar
Sem alarde, a eliminação do dólar no comércio entre a Argentina e o Brasil já foi adotada por 120 empresas desde que a proposta entrou em vigor, em 1º de outubro do ano passado. "O Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SPML) começou a ser experimentado em operações de US$ 10 milhões, mas as empresas que provaram acabaram repetindo a modalidade de usar pesos ou reais em suas transações", disse uma fonte do Banco Central da Argentina.
As companhias que usaram o sistema são dos setores de têxteis, alimentos e automobilístico, além de supermercados e exportadoras de grãos. Para surpresa de técnicos do BC e de economistas céticos quanto à proposta, o sistema de pagamentos em moeda local já recebeu operações de multinacionais instaladas na Argentina, como a Honda, que importa autopeças e automóveis e motos do Brasil. "A Honda já fez várias operações usando as moedas locais", disse a fonte.
Nesses seis meses de sistema, o volume total de operações chega a 40 milhões de pesos (cerca de R$ 23,74 milhões). As importações e exportações são negociadas com prazo maior e só quando forem concluídas será possível ter o volume exato do que foi operado no período.
Defensores do sistema, os presidentes dos bancos centrais dos dois países, Henrique Meirelles e Martín Redrado, afirmam que a vantagem de eliminar o dólar destas operações é a redução dos custos financeiros e operacionais. Em vez de fazer duas conversões monetárias, de pesos a dólares, dólares a reais, ou vice-versa, é feita somente uma conversão: peso para real ou real para peso.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País