Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

10/05/2017 15:14 - Comércio deve ter alta nas vendas do Dia das Mães após dois anos de queda

As vendas do comércio no Dia das Mães de 2017 devem ser melhores que a do ano anterior, segundo estimativa divulgada na terça-feira (9) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada a previsão, será o primeiro crescimento após dois anos consecutivos de queda.

A previsão é que as vendas no Dia das Mães movimente R$ 9,2 bilhões, uma alta de 3,8% na comparação com o ano anterior (já descontada a inflação). Em 2016, as vendas caíram 9%, após recuo de 0,4% no ano anterior.

 

Ainda segundo a CNC, a contratação de trabalhadores temporários pelo comércio deve ter um pequeno crescimento neste Dia das Mães, com 20,6 mil vagas. Em 2016, foram 20,1 mil vagas. A entidade estima ainda que, apesar da maior oferta de postos de trabalho, a taxa de efetivação deve se manter abaixo da média histórica de 5,5%. O motivo, segundo a avaliação de Fabio Bentes, economista da CNC, são as condições de consumo ainda frágeis diante da lentidão da recuperação da economia.

 

Os preços dos presentes

A CNC destaca que os produtos e serviços que são considerados os mais procurados no Dia das Mães tiveram a menor alta de preços nos últimos 12 meses em 10 anos. A entidade considera os dados mais recentes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Segundo o índice, os produtos acumularam alta de 4,6%.

 

Entre os produtos que apresentaram queda de preços em relação a 2016 estão os itens de mobiliário (-0,9%), joias e bijuterias (-0,7%) e aparelhos telefônicos (-0,8%). Na visão da CNC, esses produtos devem impulsionar as vendas do comércio. No entanto, há ainda produtos que tiveram aumento significativo de preços como chocolates (+14,6%), tênis (+11,6%) e artigos de maquiagem (+11,2%).

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também aponta aumento nos preços dos produtos mais demandados no Dia das Mães. Segundo dados do IPC, esses itens tiveram alta de preços de 4,76% entre maio de 2016 e abril de 2017, variação acima na inflação acumulada no mesmo período, de 4,17%.

 

Entre os presentes pesquisados pela FGV, as maiores altas de preço foram de perfumes (7,92%), ventiladores (7,45%) e liquidificadores (7,28%). Já as maiores quedas foram de celulares (-4,05%), roupas (-1,27%) e máquinas fotográficas (-0,12%).

 

Para os filhos que preferem levar as mães para um passeio no lugar de dar presentes, a FGV aponta que os preços dos serviços aumentaram mais do que os presentes, com alta de 6,41% (contra 2,4% dos presentes). Entre as maiores altas nesse segmento estão os preços de teatro (36,66%), show musical (9,79%) e cinema (6,91%).

 

A proporção de consumidores que pretende escolher o presente de Dia das Mães pelo preço aumentou em 2017, enquanto os que irão focar no desejo da pessoa que irá recebê-lo diminuiu. O dado é de uma pesquisa divulgada na segunda-feira (8) pela Boa Vista SCPC.

 

Segundo o estudo, para 43% dos consumidores o preço é o elemento mais relevante para a decisão de compra do presente de Dia das Mães. Isso significa que o valor dos itens é a questão mais citada pelas pessoas em 2017. No ano passado, essa proporção era de 26%, na terceira resposta mais frequente.

 

 

Fonte: G1

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>