Economia
08/05/2017 12:18 - Preço vai falar mais alto nas compras de Dia das Mães
A recessão derrubou os desejos das mães que vão receber o presente no próximo domingo. Preço, promoção e desconto serão os fatores decisivos para os filhos na hora de comprar o presente neste ano. Pesquisa da Boa Vista SCPC revela que 43% dos entrevistados apontaram o preço e a promoção como os atributos principais na hora de ir às compras, um resultado 17 pontos porcentuais acima do registrado no ano passado. A enquete foi feita no mês passado com 600 pessoas em todo País.
No Dia das Mães de 2015, o principal fator considerado na hora das compras, por 31% dos entrevistados, era o presente desejado por quem iria recebê-lo. Neste ano, esse quesito foi apontado por apenas 12% dos consultados. O Dia das Mães é a segunda data mais importante em faturamento para o varejo e só perde para o Natal.
Apesar de o valor médio do presente se manter neste ano em R$ 197, em termos nominais - sem descontar a inflação - há sinais de que os filhos serão mais cautelosos nos gastos. A enquete mostra que houve um aumento expressivo, de 48% para 55%, de 2016 para 2017, daqueles que pretendem desembolsar itens de até R$ 100.
Mais uma vez, produtos mais caros e dependentes de crédito, como eletrodomésticos e móveis, por exemplo, perdem força na intenção de compra. E o presente mais adequado ao orçamento apertado será algum item pessoal, como calçado ou vestuário.
Shopping
Curiosamente, caiu a participação do shopping como o local preferido para as compras. Ele foi apontado por 43% dos entrevistados no ano passado e agora apareceu na preferência 36%. O resultado é inferior ao das lojas de rua e de bairro, que ficaram com 41% das respostas neste ano.
As lojas físicas ainda são o principal local de compra (90%) e o comércio eletrônico detém 10% da preferência. Quanto à forma de pagamento, a maioria (77%) planeja quitar a compra à vista e em dinheiro (50%) para evitar o endividamento.
Fonte: O Estado de São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País