Economia
07/04/2017 10:57 - Queda na venda de ovos de chocolate
Faltando poucos dias para o feriado de Páscoa, o comércio em Passo Fundo permanece calmo. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Adriano Sonda, tratando-se da venda de ovos de chocolate, a tendência é que as vendas permaneçam baixas, enquanto as vendas de chocolates em barra e caixas de bombons devem aumentar.
Para Sonda, isto estaria relacionado ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos chocolates, que tornou os ovos de chocolate ainda mais caros. Ele comenta também que o comércio sempre registrou tranquilidade nesta época, mesmo quando as vendas esperadas eram mais altas, pois o consumidor brasileiro, tradicionalmente, não tem o costume de adiantar suas compras. “O consumidor espera por oportunidades de compra com descontos e promoções até os últimos momentos, pois assim podem comprar um número maior de presentes”.
Em Passo Fundo, Sonda diz que a estimativa de vendas permanece uma incógnita. “Teremos um mês com cinco sábados e um número de dias menor para vendas, pois teremos dois feriadões no meio do mês e mais um no final do mês, já que dia primeiro de maio cai numa segunda-feira. Isso faz com que muita gente viaje para outras cidades e acabe consumindo fora de Passo Fundo, então o fechamento do mês de vendas do comércio será de difícil previsão”. Quanto ao valor que a população está disposta a gastar em presentes, ele informa que não há números próprios do município, mas no Brasil se espera o valor de R$ 82 por pessoa, bastante superior ao do ano passado, que ficou em torno de R$ 74.
Para tentar impulsionar as vendas e despertar o desejo de presentear, a CDL de Passo Fundo está promovendo a campanha de Páscoa “#Compartilhe presentes com amor”. Até o momento, itens de vestuário são os produtos mais vendidos, antes mesmo dos chocolates. Calçados, livros, perfumes e eletrônicos também aparecem entre os principais produtos escolhidos na hora de presentear alguém. “Além da expectativa da migração de ovos para barras e bombons de chocolate, neste ano há uma questão a ser abordada. A da compra consciente. Os consumidores estão entendendo que as compras devem ser pagas e sinalizam com um cuidado maior neste quesito”, comenta o presidente.
Levantamento em supermercados gaúchos
Movimento semelhante ao previsto pela CDL deve ser registrado nos supermercados de todo o Rio Grande do Sul. Uma pesquisa realizada em fevereiro pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) mostrou que os empresários do setor projetam queda de 12% nas vendas de ovos de chocolate em comparação com 2016, enquanto a comercialização de caixas de bombons deve crescer 3,6% e a de chocolates em barra e em tabletes 11,6%. Apesar da queda significativa, os supermercados do Estado ainda devem comercializar oito milhões de ovos de chocolate até o dia 16 de abril. A pesquisa aponta também o aumento de 8,5% no valor médio dos produtos típicos de Páscoa.
Média de valores em Passo Fundo
Nos supermercados passo-fundenses, ovos de chocolate de 215g custam, em média, R$ 32. Ovos maiores, de 500g, ficam na faixa de R$ 54. Os ovos de chocolate infantis que acompanham brinquedos são os mais caros, levando em consideração o tamanho: um ovo de 170g custa em torno de R$ 40.
Fonte: O Nacional
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País