Economia
05/04/2017 10:27 - Alimentos mais caros pressionam inflação medida pelo IPC-C1 em março, diz FGV
Rio, 5 - As famílias de baixa renda voltaram a gastar mais com alimentos em março, o que ajudou a pressionar a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), divulgado nesta quarta-feira, 5, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O IPC-C1 saiu de uma alta de 0,07% em fevereiro para aumento de 0,56% em março.
Cinco das oito classes de despesa que integram o índice tiveram taxas de variação maiores: Alimentação (de -0,45% em fevereiro para 0,60% em março), Habitação (de 0,27% para 1,22%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,32% para 0,61%), Vestuário (de -0,37% para 0,11%) e Despesas Diversas (de 0,36% para 1,01%). Os destaques partiram dos itens aves e ovos (de -2,10% para 1,15%), tarifa de eletricidade residencial (de 0,38% para 5,75%), artigos de higiene e cuidado pessoal (de 0,26% para 1,27%), roupas (de -0,46% para -0,27%) e cigarros (de 0,11% para 1,33%), respectivamente.
Na direção contrária, houve redução nas despesas com os grupos Transportes (de 0,72% em fevereiro para -0,15% em março), Comunicação (de -0,02% para -1,53%) e Educação, Leitura e Recreação (de 0,67% para -0,19%), sob influência do movimento de itens como tarifa de ônibus urbano (de 0,90% para 0,23%), tarifa de telefone residencial (de -0,22% para -3,40%) e salas de espetáculo (de 2,02% para 0,36%).
O IPC-C1 é usado para mensurar o impacto da movimentação de preços entre famílias com renda mensal entre um e 2,5 salários mínimos.
Fonte: Estado de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País