Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

04/04/2017 12:30 - BH: Comércio mineiro estima crescimento na Páscoa

A maior parte dos comerciantes de Belo Horizonte acredita que as vendas da Páscoa de 2017 terão aumento em relação às do ano passado. Segundo pesquisas divulgadas ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), entre os empresários, 74,2% acreditam que as vendas deste ano serão iguais (36,6%) ou melhores (37,6%) que as de 2016.

 

Mas, para garantir esse resultado, os vendedores terão que trabalhar duro, já que o levantamento indicou que o consumidor está bem cauteloso. A maioria - 76,6% - disse que vai gastar até R$ 100, sendo que 66,2% revelaram que vão comprar poucos produtos de menor valor.

Além disso, 68,6% dos compradores estarão de olho nas promoções, e 28,2%, nos preços reduzidos. De acordo com a pesquisa, 48,2% pretendem gastar menos que no ano passado, 33,1% o mesmo valor e 18,7%, mais.

 

Segundo a Fecomércio, o levantamento indicou que 48,8% dos entrevistados disseram que vão presentear durante as comemorações da Páscoa deste ano, que acontece no próximo dia 16. O índice é semelhante ao do ano passado, que ficou em 48,7% e não obteve bons resultados. Em 2016, a indústria nacional amargou queda de 27% na venda dos ovos.

 

O economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida, disse que não há um desencontro entre a expectativa dos comerciantes e a intenção dos consumidores. "Há indicadores, como a queda da inflação e das taxas de juros, que levam à retomada da confiança dos consumidores", disse.

 

Segundo ele, esses indicadores, junto às ações dos comerciantes, como promoções e marketing, podem levar ao resultado aguardado. Ele ressalta ainda que a expectativa positiva leva em conta os resultados de 2016, que foram ruins. Reação do comércio (28,6%) e realização de ações promocionais (20,2%) foram os principais motivos apontados para expectativa por esse resultado.

 

Entre as empresas pesquisadas, 25,8% acreditam que as vendas no período serão inferiores às 2016. Os principais motivos apontados para essa expectativa negativa são a crise econômica (37,5%) e o endividamento do consumidor (20,8%).

Para melhorar as vendas no período, 35% pretendem realizar promoções e liquidações para atrair o consumidor, 23,3% oferecerão um atendimento diferenciado e 17,5% irão investir em propaganda.

 

O consumidor não pretende assumir dívidas, sendo que 68,8% deverão fazer as compras da data pagando à vista, no dinheiro ou cartão de débito.

Quanto à expectativa de gastos dos consumidores, os empresários também estão cautelosos: 86,7% acham que as pessoas vão desembolsar até R$ 100. Para 39,7% dos comerciantes, os compradores vão consumir produtos de R$ 30 a R$ 50.



Fonte: Diário do Comércio de Minas

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>