Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

03/04/2017 11:12 - Varejista investe em tecnologia para alavancar vendas on-line

 

A sexagenária Magazine Luiza vai mirar sua expansão em estratégias digitais em neste ano, na tentativa de ficar cada vez menos parecida com empresas tradicionais e mais semelhante às start-ups. A companhia, que surpreendeu o mercado com resultados financeiros positivos apesar do difícil ano de 2016, diz em seus comunicados que passa por uma "transformação digital", um modelo que, segundo ela, é "assustador para grandes empresas". A rede vem elevando a participação do comércio eletrônico em suas vendas totais e desenvolvendo uma série de lançamentos para colocar a tecnologia como base da operação da empresa.

 

Em todo o ano passado, os canais digitais do Magazine Luiza representaram cerca de 24% das vendas totais (ante 16,4% em 2014).Trata-se de uma tendência de "varejo integrado" que começou a ser discutida em 2011 e agora entra em prática, segundo Pedro Guasti, presidente da consultoria especializada Ebit. "É levar para o varejo off-line tecnologias e ferramentas do on-line, integrando o varejo em múltiplos canais", afirma. A Luiza é um caso de varejo que, embora tenha origem no modo físico, se adaptou ao comércio eletrônico. Mas ainda existem no país redes tradicionais como Pernambucanas e Riachuelo, que optaram por não desenvolver operações on-line.

 

Só recentemente, o Grupo Pão de Açúcar anunciou a integração da operação de lojas físicas da Via Varejo (dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio) com o site operado pela Cnova. Um dos esforços da Magazine Luiza nos canais digitais foi o aplicativo de vendas mobile, que agiliza a compra abreviando etapas. "A primeira vez em que a venda por aplicativo (em aparelhos móveis como smartphones e tablets) ultrapassou a do desktop (PCs) foi na Black Friday de 2016. Existe hoje uma migração muito forte para o mobile, assim como daqui a alguns anos haverá uma migração para o comando de voz. É um caminho sem volta", diz André Fatala, diretor-executivo de tecnologia do Magazine Luiza.

 

Plataforma

Para este ano, a empresa quer aumentar sua atuação no mundo dos "marketplaces", um modelo em que produtos de diferentes vendedores dividem espaço em uma mesma plataforma virtual. Nele, as companhias donas das plataformas de "marketplace" ficam com uma comissão por venda de produto de outras empresas. A Magazine Luiza entrou no negócio de "marketplace" no ano passado, adicionando dezenas de milhares de itens a seu site, como joias, livros, bebidas e alimentos. O "marketplace" também vem ganhando espaço em grandes varejistas virtuais como a B2W (dona de Americanas.com e Submarino) e a Via Varejo. As vantagens de abrir espaço para terceiros são o aumento da quantidade de produtos oferecidos, sem elevar custos de estocagem, capital de giro e envio de mercadorias.

 

Dentro da Loja

O processo de digitalização da Magazine Luiza também envolve suas 800 lojas físicas. Desde o ano passado, os vendedores passaram a usar um aplicativo para smartphone que reduz o tempo de atendimento ao evitar que o vendedor tenha de levar o cliente até o balcão para acessar informações dos produtos. Outro sistema, que acelera o pagamento dos caixas, já está sendo usado pelos vendedores de 150 lojas da rede.

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>