Economia
31/03/2017 11:27 - Preço do chocolate tem variação de até 409% entre supermercados de Curitiba
A variação de preço de um mesmo produto de Páscoa pode chegar a 409% em diferentes supermercados de Curitiba, segundo levantamento do Disque Economia, feito entre os dias 21 e 28 de março. A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento percorreu 11 estabelecimentos da capital. "Muitos supermercados fazem promoções diárias, levando a essas grandes variações. Por isso, é importante que as pessoas façam a comparação dos preços", orienta Thiago Cavichiollo, coordenador do Disque Economia.
Ao todo, foram pesquisados 132 produtos, entre ovos, barras, bombons, coberturas, colombas e caixas de variedades. Os pesquisadores constataram que os preços dos chocolates tiveram uma alta, média, de 8% em relação ao ano passado. Além disso, Cavichiollo revela que alguns chocolates tiveram redução média de 2% no peso este ano, em comparação ao ano passado, mas os preços de alguns produtos não tiveram queda proporcional.
"Constatamos, por exemplo, que uma caixa de bombom teve sua gramatura reduzida de 200 gramas para 171 gramas e o preço ainda subiu em comparação ao valor praticado na Páscoa anterior. Se levarmos em conta o preço por quilo do chocolate, a alta chegou a 55%", exemplifica o coordenador do serviço da Prefeitura. De acordo com o coordenador do Disque Economia, as diferenças mais significativas ocorreram em produtos com até 100 gramas. No caso da variação de 409%, ela foi constatada em uma caixinha de 64 gramas, com quatro bastões de chocolate, em que os preços tinham diferenças de R$ 1,00 a R$ 5,09 entre os supermercados. Outra grande variação foi encontrada em um tablete de 90 gramas, que tinha preços variando entre R$ 1,43 a R$ 5,98 (318,1%).
Entre os chocolates em barra, a pesquisa do Disque Economia encontrou diferenças de até 71,2%. No caso dos ovos, a variação de um mesmo produto em diferentes supermercados chegou a 164,8%. Em relação às caixas de variedade, a diferença chegou a 41,8% entre os pontos pesquisados. Seis marcas fizeram parte do levantamento (Nestlé, Lacta, Garoto, Arcor, Ferrero Rocher e Panco). "Até a Páscoa, a equipe estará fazendo acompanhamentos periódicos, mais de uma vez na semana, inclusive", acrescentou Cavichiollo.
Fonte: Paraná Portal
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País