Economia
24/02/2017 13:43 - À venda, Via Varejo fecha lojas e mira eficiência
Dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio fechou 39 unidades e reduziu investimentos em 42,5% em 2016
A Via Varejo – braço do Grupo Pão de Açúcar que está à venda e inclui as marcas Casas Bahia e Ponto Frio – está em um momento de buscar eficiência, e não de ganhar escala, afirmou o presidente da companhia, Peter Estermann. Em 2016, a empresa teve uma perda líquida de 39 unidades em sua rede – fechou 47 lojas e abriu oito, segundo balanço do quarto trimestre de 2016, divulgado nesta quinta-feira, 23.
Esse freio na expansão também reduziu os investimentos da companhia. O total aportado pela empresa em 2016 somou R$ 265 milhões, uma queda de 42,5% na comparação com o ano anterior. As aberturas de lojas consumiram R$ 5 milhões no ano passado, uma forte redução ante os R$ 110 milhões aplicados em 2015.
O processo de venda da Via Varejo já foi oficializado pelo grupo francês Casino, controlador do GPA, e tem atraído o interesse de fundos e concorrentes nacionais e estrangeiros.
Balanço. A Via Varejo teve lucro líquido de R$ 75 milhões no quarto trimestre de 2016. Trata-se do primeiro resultado divulgado pela companhia após a incorporação, em outubro de 2016, das operações de e-commerce da Cnova no Brasil, o que faz com que os dados não sejam comparáveis com os do mesmo período do ano anterior. Em 2016, a empresa acumulou prejuízo de R$ 95 milhões.
A Via Varejo reporta ainda resultados “pro forma”, que simula a incorporação da Cnova durante todo 2016 e permite a comparação com o ano anterior. Nesse cenário, o lucro líquido foi de R$ 13 milhões no quarto trimestre, contra um prejuízo de R$ 474 milhões no mesmo período de 2015. No acumulado do ano, o prejuízo líquido foi de R$ 750 milhões.
Dayanne Sousa , O Estado de São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País