Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

23/02/2017 12:58 - Cliente exigirá loja conectada e que invista em experiências



Com maior 'empoderamento' do consumidor, que envolve em grande parte o uso de tecnologia, lojistas têm que ir além das promoções para garantir venda



São Paulo - As varejistas do futuro terão um propósito além do lucro, estar adaptadas a um consumidor cada vez mais 'empoderado' e exigente. Terá de se conectar a ele através do uso de tecnologias, oferecendo também no ponto físico uma experiência diferenciada, que estimule o cliente a voltar à loja.

Essas são as principais tendências para o setor debatidas no seminário "Tendências e Perspectivas para o Varejo 2017", realizado ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). "No Brasil ainda é um pouco cedo para falar nisso, mas nos Estados Unidos mostrar um propósito e valores começou a ser um ingrediente fundamental para o sucesso das varejistas", diz o professor do Centro de Excelência em Varejo (GVcev) da FGV, Juracy Parente.

De acordo com ele, um dos fatores que influiu nessa transformação foi o 'empoderamento' do consumidor. "Nos últimos anos houve uma mudança no equilíbrio entre o varejo e o cliente, já que o último está cada vez mais empoderado e especializado nos produtos que compra", explica.

O coordenador do GVCev, Maurício Morgado, acrescenta que esse novo comportamento gerou uma mudança na jornada de compra. "Ficou mais complicada, já que hoje inúmeros aspectos influem nessa jornada (mídias sociais, recomendações na internet, etc). Uma coisa que antes era linear ficou multifacetada", afirma o professor.

Outro fator determinante nessa mudança, segundo Parente, é o próprio comportamento da geração millenium. O especialista explica que esse público valoriza muito mais a reputação e o propósito das empresas. "Esse consumidor é indiferente à marcas de prestígio, e valoriza muito mais as empresas que compartilhem os mesmos valores que eles e que tenham um engajamento social", ressalta o especialista.

De acordo com ele, a adaptação para esse novo modelo demandará tempo e uma mudança estrutural no cerne das companhias. Para ele, no entanto, serão justamente essas as empresas vencedoras. "As varejistas que sobreviverão e sairão vencedoras são aquelas que mostrarem um compromisso forte e autêntico de contribuir para o mundo, demonstrarem transparência e excelência nos serviços prestados e produtos", afirma.

Outra tendência para o varejo abordada durante o evento é o uso forte de uma série de tecnologias no ponto de venda - com o objetivo de tornar a loja mais conectada com o consumidor. Um exemplo citado pelo professor da FGV, Henrique Campos Júnior, é o uso da realidade aumentada. "O consumidor poderia apontar o smartphone para um produto na gôndola e informações adicionais sobre aquele item apareceriam na tela do celular."

Ele aponta também que o uso de sensores para ajudar o cliente na escolha dos produtos e de tecnologias de automação na coleta de dados e no processo de gestão das empresas são outras tendências que já vem sendo implementadas nos Estados Unidos, e que devem ganhar força no Brasil nos próximos anos.

Segundo Morgado, a estrutura das lojas físicas também deverá passar por mudanças importantes, passando a desempenhar um novo papel no processo de compra. Para ele, a função do ponto de venda será "cuidar da marca, mas principalmente propiciar experiências diferenciadas, e estimular a volta desse consumidor", finaliza o especialista.

Pedro Arbex

Fonte: DCI - São Paulo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>