Economia
21/02/2017 11:04 - Valor gasto por brasileiro em sites internacionais subiu 17%
São Paulo - O crescimento do valor gasto pelos brasileiros em sites internacionais, que subiu 17% em 2016 e passou para R$ 2,4 bilhões, de acordo com pesquisa da E-bit, pode acabar sendo prejudicial para as varejistas nacionais.
A avaliação é do CEO da E-bit, Pedro Guasti, e se dá por conta da concorrência desleal desses produtos frente aos brasileiros. "Existe uma concorrência desleal em favor das empresas estrangeiras, pelo fato de grande parte dos produtos atravessarem as fronteiras sem recolhimento de impostos de importação, o que os torna muito mais baratos se comparados com os itens nacionais", afirma.
De acordo com ele, é justamente o preço mais baixo o principal fator que leva os brasileiros às compras em sites do exterior. Em alguns casos, aponta, essa diferença de valores chega a superar os 80%. O segundo fator, segundo ele, diz respeito aos novos lançamentos e produtos que ainda não estão disponíveis no Brasil.
O executivo acredita que para que o e-commerce brasileiro concorra de forma justa com o mercado internacional, a Receita Federal deveria implantar um sistema de fiscalização mais rigoroso, obrigando todos que compram fora a pagar imposto de importação. Além disso, as empresas estrangeiras que vendem no Brasil deveriam oferecer os mesmos direitos de empresas locais: garantia, troca, devolução e direito de arrependimento.
Ainda de acordo com a pesquisa da E-bit, no ano passado cerca de 21,2 milhões de brasileiros compraram em sites internacionais. O levantamento mostrou também que, apesar do cenário cambial desfavorável visto no ano passado, onde a cotação do dólar ultrapassou os R$ 4 nos primeiros meses do ano, o percentual de consumidores que afirmaram ter realizado alguma compra em sites internacionais se manteve praticamente estável, passando de 54%, em 2015, para 53% no ano passado.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País