Economia
16/02/2017 10:44 - Fluxo de visitante em lojas encolheu 12%
São Paulo - O menor poder de compra do brasileiro, além de questões como alta inflação e desemprego, derrubou até mesmo a visita do consumidor às lojas. Segundo indicador da empresa de inteligência Seed, a queda ao longo de 2016 foi de 12%, ante a 2015.
O resultado fazer para do Índice Seed de Varejo (ISV) e aponta que o movimento nas lojas de rua teve uma queda de 11,37% em comparação ao ano anterior. "O movimento no varejo físico teve uma queda representativa comparado a 2015. Percebemos que a crise que assolou o País em 2016 também afetou o movimento no varejo", afirmou, por meio de nota, o insights manager da Seed Digital, Henrique Brandão.
De acordo com o analista, as lojas de rua começaram 2016 com um recuo de 21,79% e finalizaram o ano com a melhor performance em dezembro, com alta de 21,10%, impulsionadas pelo movimento de compras do Natal.
Já nos shopping centers, o fluxo de consumidores encolheu 11,92%. O setor começou 2016 com uma queda muito maior em relação às lojas de rua (32,22%) e também teve alta em dezembro, com um aumento de 51,40%.
Natal 2016
O estudo também identificou o aumento do fluxo no comércio durante a semana que antecede o Natal, uma das datas mais esperadas do varejo físico.
A Seed mediu diversos períodos do mês de dezembro e identificou que os dias que apresentaram os maiores picos foram sábado, dia 17 e sexta, dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com a Seed Digital, a semana que antecedeu o Natal (19 a 24 de dezembro) de 2016 correspondeu a cerca de 27% do fluxo total de clientes do mês de dezembro.
O indicador calcula, automaticamente, a entrada e saída de consumidores dentro de lojas comoBoticário, Grupo Arezzo, Rihappy/PBkids, Telhanorte, Leroy Merlin, Carrefour, Nike, Centauro, Decathlon, Oticas Carol e outros.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo

Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País