Economia
07/02/2017 13:52 - Inadimplência ainda impede expansão do promissor cartão de marca própria
Apesar do avanço visto pelas administradoras em 2016, e da previsão positiva para este ano, as redes do ramo não vão deixar de lado a cautela na hora de liberar o crédito, pelo menos, até 2018
São Paulo - A maior dificuldade dos clientes e lojistas de obter crédito junto aos bancos abriu um vácuo para que as administradoras de cartões próprios (ou private label) ganhassem mercado em 2016. Para este ano, a expectativa é manter um ritmo de crescimento de dois dígitos, mas sem deixar de lado a cautela na hora de emitir cartões, que só deve voltar mesmo, se tudo der certo, em 2018.
"Tivemos um crescimento acentuado porque os consumidores estão com opções de crédito mais limitadas nos bancos e têm buscado por esses cartões. Além disso, as varejistas precisam oferecer essa opção para estimular as vendas e também estão com condições mais restritas com os bancos", afirma o diretor da administradora de cartões private label, DMCard, Juan Agudo. De acordo com ele, a empresa viu um avanço de 22% no valor movimentado nos cartões das varejistas parceiras, em 2016, ultrapassando R$ 1 bilhão. Para este ano, a previsão é crescer 30%. De acordo com ele, a companhia também teve um recorde em termos de procura dos lojistas. "Tivemos nove grandes redes e várias pequenas varejistas que procuraram nossos serviços no ano passado", aponta o executivo.
A Sorocred, que administra cartões private label, co-branded e crediário, também viu uma alta expressiva e cresceu 20% em 2016, no faturamento dos cartões de marca própria e co-branded. "No nosso caso temos visto um avanço em três frentes: novos nichos de atuação, varejistas médias que estão buscando uma administradora para poder focar no seu core business, e grandes varejistas que antes tinham parcerias com bancos, mas que os contratos não estão mais sendo renovados", diz a diretora comercial da Sorocred, Marcela Vertuan.
Assim como Agudo, da DMCard, ela também afirma que a maior dificuldade do cliente de obter crédito com os bancos influiu positivamente nesse mercado. "Sem dúvida, no momento de recessão, é ainda mais importante para as varejistas oferecerem crédito próprio ao consumidor", afirma.
Maior cautela
Apesar do crescimento e da perspectiva positiva para este ano, ambas as empresas afirmam que estão cautelosas na concessão de crédito, por conta da recessão. "Conforme a inadimplência for diminuindo podemos arriscar mais, mas não é o caso nesse momento. Os indicadores estão melhorando, mas ainda estamos com bastante cautela, sem muita agressividade em termos de concessão", diz Marcela.
"Vislumbramos mais um ano de análise rigorosa e selecionando bem os parceiros, para em 2018 arriscarmos um pouco mais", finaliza. Ela conta ainda que no ano passado a companhia fez uma 'limpeza de portfólio', e diminuiu drasticamente o número de varejistas atendidas. "Antes atendíamos cerca de mil lojistas, e agora estamos com 220 clientes", diz. Segundo ela, isso se deu porque a empresa deixou de atender pequenas varejistas, e está focando apenas em redes médias e grandes. "Foi uma questão estratégica, de mudança no modelo."
A DMCard também está mais cautelosa na aprovação da propostas e, de acordo com Agudo, a empresa aprovava antes da crise cerca de 60% das propostas. Atualmente, essa fatia está em torno de 53%. "Estamos mais rigorosos, mas ainda estamos com um nível de aprovação muito maior do que o dos bancos", diz.
Sobre a maior procura dos lojistas, ele afirma que os benefícios do private label, em relação aos cartões de crédito tradicionais, também influenciou. "A comissão é inferior, o que gera uma redução de custos e, além disso, há um efeito muito importante de fidelização do cliente", diz.
Pedro Arbex
Fonte: DCI - São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País