Economia
02/02/2017 12:46 - Fabricação de produtos de limpeza, higiene e itens químicos sofre menos
A produção industrial recuou 6,6% no último ano, de acordo com o IBGE. Mas a atividade nessas duas categorias caiu 1,4% e 0,9%, respectivamente. Já alimentos e papel e celulose mostraram alta
São Paulo - As fabricantes de itens de perfumaria e limpeza, produtos químicos e calçados e artigos de couro foram as que menos sofreram em 2016, mostra pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "No acumulado de 2016, a indústria tem uma leitura de queda ainda disseminada em várias categorias. Mas esses três setores estão entre os que tiveram menor intensidade de retração dentre as 23 categorias que caíram", observou o gerente da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo.
Para o economista-chefe da corretora Nova Futura, Pedro Paulo Silveira, o recuo na produção de itens de consumo considerados essenciais - como os citados - revela a dinâmica da crise econômica. A opinião dele é que a atividade continuará fraca em 2017, mas sem espaço para grandes quedas. "Em bens de consumo, segue o agravamento da situação de desemprego e a manutenção da restrição ao crédito", disse ele.
A Pesquisa Mensal Industrial (PIM) do IBGE apontou uma recuo de 6,6% na produção brasileira no ano passado em relação a 2015. O índice geral teve queda bem mais forte que as três categorias destacas pelos analistas. A fabricação de outros produtos químicos, por exemplo, caiu 0,9% no último ano. "A categoria teve 61% dos produtos investigados com taxas negativas, mas o percentual ainda é menor do que a média de 72,8% da indústria geral", disse Macedo. A variedade de produtos dentro dessa categoria exige um reflexo distinto do cenário econômico.
Ele citou a produção de resinas termoplásticas, adubos e fertilizantes com comportamento positivo na investigação por categoria. Já as tintas e vernizes para construção e automotivo, junto com inseticidas, caíram ao longo de 2016. Na produção de perfumaria, sabões e produtos de limpeza houve baixa de 1,4% no último ano, de acordo com o IBGE. Ao analisar os produtos que compõem essa categoria, 63,2% dos itens tiveram recuo.
"A retração em perfumaria tem percentual de produtos em queda elevado, mas ainda abaixo da média da indústria", explicou ele. Os destaques positivos na categoria ficaram com sabão e detergente em pó, enquanto cremes de beleza e capilares tiveram queda. Na categoria de couro, artigos de viagem e calçados a atividade encolheu 1,6% no ano, apesar da alta das exportações. "Tênis é um destaque positivo disparado nessa atividade. Já os calçados de couro encolheram", disse Macedo.
Avanço
As únicas categorias com alta em 2016 foram produtos alimentícios (+0,6%) e celulose, papel e produtos de papel (+2,5%), ambas impulsionadas pelo desempenho da vendas no mercado internacional. "Esses setores devem manter o desempenho de 2016 ou até melhorar este ano", avaliou Silveira, da Nova Futura.
Jéssica Kruckenfellner
Fonte: DCI - São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País