Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

16/01/2017 10:03 - Ibevar: intenção de compra em SP no 1º tri atinge pior resultado desde 2002



Apenas 39% dos paulistanos expressam interesse em comprar bens duráveis

 



SÃO PAULO - A intenção de compra dos consumidores da cidade de São Paulo para o primeiro trimestre deste ano atingiu um recorde negativo, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/Fia). Apenas 39% dos paulistanos expressam interesse em comprar bens duráveis este trimestre, uma piora de 2,2 pontos porcentuais ante igual período de 2016 e o pior dado para o período desde 2002.


A pesquisa detecta, porém, que os consumidores dispostos a comprar devem gastar um pouco mais. Em média, aqueles que esperam fazer alguma compra de bens duráveis afirmam que podem gastar R$ 2,459 mil, um valor que, ajustado para o efeito da inflação, é mais alto que os R$ 1,953 mil da pesquisa do primeiro trimestre de 2016.


A queda na intenção de compra não foi verificada entre consumidores da internet. No e-commerce, segundo a pesquisa, 83,6% dos clientes afirmam que poderiam fazer uma nova compra neste primeiro trimestre, 0,4 ponto porcentual a mais do que no mesmo período de 2016. O patamar, porém, é mais baixo do que a média histórica. Em 2014 e 2015, esse índice estava mais próximo de 90%.


O item cuja intenção de compra mais caiu é o gasto com vestuário e calçados. Uma fatia de 17,8% dos entrevistados diz que espera gastar com esse item no primeiro trimestre deste ano, um recuo de 2 pontos na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em telefonia e celulares, 4,2% dos consumidores esperam comprar, retração de 1,8 ponto porcentual na mesma base de comparação.


Uma explicação para a queda no desejo dos consumidores de comprar é a menor disponibilidade de renda. A pesquisa identificou que a parcela do orçamento das famílias disponível para itens de consumo tem caído. Descontadas despesas como alimentação, habitação, transporte, educação e saúde, resta 7,9% do total do orçamento familiar. Esse montante era de 10,6% no primeiro trimestre de 2016.

 


Estadão Conteúdo


Fonte: DCI - São Paulo

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>