Economia
16/01/2017 09:39 - Faturamento de atacadistas cai 2,7% em novembro
A queda de faturamento das atacadistas e distribuidoras se agravou na segunda metade de 2016. Não era o que o setor esperava quando o resultado de agosto pareceu sinalizar uma retomada. Em novembro, mês em que as vendas costumam crescer devido às festas de fim de ano, a retração real foi de 2,74% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Abad, que reúne empresas.
No acumulado de 2016 até novembro, a receita caiu 2,47%, considerada a inflação. Os dados de dezembro devem ajudar, mas não o suficiente para chegar à meta de uma alta real de 1%. "Em setembro, o comércio continuou estocado. A expectativa agora é que o resultado nominal seja ao menos igual à inflação", diz Emerson Destro, novo presidente da associação.
Sem ameaça
O Grupo Destro vai investir R$ 30 milhões neste ano para abrir duas unidades voltadas ao atacarejo, diz o diretor Emerson Destro. A primeira, prevista para este semestre, será em Campinas e a segunda, no Paraná. Hoje, a empresa tem cinco centros de atacado e apenas um voltado também ao consumidor final, em Curitiba."A grande vantagem do atacarejo é o custo operacional reduzido e os preços, mais competitivos." O segmento não ameaça o atacado, afirma o executivo, que acaba de assumir como presidente da Abad."Alguns associados acreditavam que seria uma competição aos pequenos lojistas, a quem fornecemos, mas quem perde mais são os supermercados."
R$ 1,8 bilhão
faturou o grupo em 2016
Pode se servir
As vendas do atacarejo —que, além de lojistas vende ao cliente final— cresceram 13%, em volume, em 2016, afirma Ricardo Roldão, presidente da Abaas, que representa o segmento. A receita nominal aumentou cerca de 20% no ano passado, diz o executivo, proprietário da rede Roldão, que teve resultado semelhante ao do setor."Com o aperto monetário em 2016, muitos pequenos comerciantes migraram para os atacados de autosserviço [conhecidos como atacarejos]." A entidade, criada há dois anos por associadas da Abad que queriam defender interesses específicos do segmento, reúne nove empresas, como Assaí, do GPA, e Atacadão, do Carrefour.
R$ 80 bilhões
é o faturamento anual das grandes redes de atacarejo
Fonte: Folha de São Paulo
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País