Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

11/01/2017 15:18 - Dois em cada três jovens querem empreender no Brasil, aponta pesquisa



Estudo feito pela Firjan buscou traçar o perfil dos jovens profissionais. Maioria dos que querem empreender buscam realização pessoal.



Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que dois em cada três jovens brasileiros pretendem se tornar empreendedores nos próximos anos. A realização pessoal é a principal motivação para abrir o próprio negócio. Menos da metade dos pretensos empreendedores se dizem pessimistas com o mercado formal de trabalho.



Para a pesquisa, intitulada "Jovens Empresários Empreendedores", foram entrevistados mais de 5,6 mil jovens profissionais, com idades entre 25 e 30 anos, de oito países: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Índia e Rússia. Segundo a Firjan, foram feitas, aproximadamente, 600 entrevistas em cada país. Com isso, a entidade buscou traçar um perfil destes jovens profissionais.

 

A maioria dos entrevistados (76,4%) apontou a realização pessoal/de um sonho como principal motivação para empreender. A possibilidade de ter melhor qualidade de vida foi citada por 75,6% dos entrevistados. Ter oportunidade de altos ganhos financeiros foi considerado por 70% dos que responderam à pesquisa. Para 66,1%, o empreendedorismo se mostra como um mercado promissor. Já 64,5% dizem que não ter chefe lhes motivam a investir no próprio negócio. Ter horários flexíveis é motivo de anseio para 60,7% dos jovens brasileiros que querem empreender. Trabalhar com algo que faça diferença positiva para a sociedade foi mencionado por 58,4% dos entrevistados. Além disso, 63,3% esperam encontrar respeito e reconhecimento profissional no empreendedorismo.



Embora o mercado de trabalho esteja em crise no Brasil, menos da metade (41,2%) dos entrevistados que pretendem empreender no país disseram ter falta de perspectiva com o mercado formal de trabalho. A pesquisa mostrou ainda que para mais de 70% dos jovens brasileiros há ambiente atraente para a abertura de novos empreendimentos tanto nas capitais quanto nas pequenas cidades do país. De acordo com a Firjan, esta percepção é diferente para os jovens estrangeiros. Na China (67%) e na Índia (59%), por exemplo, a maioria dos jovens consideram que as metrópoles sejam o local ideal para investir em novos negócios.



Realização profissional
Segundo a Firjan, por meio da pesquisa foi possível mensurar que os jovens empresários brasileiros se sentem mais realizados profissionalmente que os não são donos de um negócio. Dentre os entrevistados, 46,1% daqueles que têm o próprio negócio se declararam plenamente realizados. Dentre os jovens que atuam no mercado formal, apenas 25,6% citaram a plena realização pessoal e profissional. Ainda considerando o perfil dos jovens que já empreendem, a maior parte deles (81,1%) montou sua empresa do zero. Apenas 15,4% herdaram o negócio e 3,2% o compraram. Dentre os que pretendem investir no empreendedorismo, 31,1% consideram que a opção mais fácil é dar continuidade no negócio familiar.

 

 

 



Fonte: Portal de Notícias G1

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>