Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

11/01/2017 15:17 - Consumidor se endivida menos, diz Fecomercio-RJ



Menos pessoas estavam pagando algum tipo de parcelamento no fim do ano passado e, dentre a fatia de consumidores endividados, boa parte usou crédito para comprar artigos de primeira necessidade. É o que mostra o Perfil Econômico do Consumidor, pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) e do instituto Ipsos.

 

Segundo o levantamento, realizado em outubro e divulgado nesta semana, 50% dos entrevistados afirmaram não estar pagando nenhum tipo de parcelamento no momento. A enquete ouviu 1,2 mil pessoas em 72 cidades do país. "Isso demonstra mudança no comportamento do brasileiro, que está mais consciente em função da conjuntura econômica", afirma Glória Amorim, diretora de políticas e estratégias do Sistema Fecomercio. Para ela, a parcela considerável de pessoas sem nenhum tipo de dívida mensal é menos reflexo da recessão, que reduziu a renda e a concessão de crédito, mas sim do amadurecimento do consumidor. Como exemplo, menciona outro levantamento da entidade, em que 18% afirmaram ter algum tipo de poupança.



Destes, 70% estão guardam dinheiro para alguma eventualidade. A proporção dos que pretendem usar recursos poupados para reformar a casa é de 10%. Compra de automóveis e gastos com lazer têm 6% cada. "Há um número expressivo de pessoas poupando para comprar produtos duráveis", diz a diretora, para quem o consumidor tem guardado dinheiro e pesquisado mais para comprar à vista. No levantamento sobre consumo, a intenção de compra de bens duráveis para os três meses seguintes ficou em 17%, percentual não tão baixo, avalia Glória. Entres os consumidores que pretendem comprar algum bem durável, os produtos mais citados são televisão (24%), smartphone (20%) e fogão (10%).



De acordo com a diretora da Fecomercio-RJ, os dados da pesquisa têm relação com o resultado das vendas do varejo em novembro, que surpreenderam positivamente, com alta de 2% no conceito restrito ante outubro, e de 0,6% no ampliado. Para a pesquisadora, o dado refletiu a antecipação de vendas para o Natal, provocadas pelos descontos da Black Friday.


Mesmo entre os 50% dos consumidores que pagam algum tipo de parcelamento, a maior parte tem como finalidade a compra de alimentos (35%), seguida de artigos de vestuário (30%) e pagamento de dívidas (26%). A opção de compra de eletrodomésticos aparece em quarto lugar, com 22% das respostas e, como último destino, os consumidores pesquisados mencionaram a compra de eletroeletrônicos (11%). A modalidade de financiamento mais usada pelos consumidores com financiamentos é o cartão de crédito, citado por 53% dos entrevistados. Carnê de loja e empréstimos bancários foram mencionados por 33% e 11% dos consultados, respectivamente.

 

 



Fonte: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>