Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

07/04/2009 13:25 - Brasileiros de Classe C não são todos iguais

Os consumidores da Classe C têm atraído as atenções de empresas, agências de publicidade e institutos de pesquisa. Não é para menos. Estudos recentes, divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, mostram que esse extrato social já representa 54% da população brasileira. Foram exatamente essas pessoas que mais impulsionaram o comércio no país nos últimos anos, quando deram vazão ao desejo reprimido de equipar suas casas, investir na educação dos filhos e cuidar melhor da aparência. Por isso mesmo, os profissionais de marketing andam tão preocupados em medir o tamanho do estrago que os efeitos da crise financeira global podem ter causado na motivação de compra de toda essa gente. Uma das iniciativas mais recentes nesse sentido foi patrocinada pela agência de publicidade Nova S/B, que encarregou o Ibope Inteligência de investigar 4.500 brasileiros pertencentes à Classe C de 11 mercados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O resultado confirmou uma verdade que muitos teimam em esquecer - os consumidores não são todos iguais.

 

Da pesquisa feita pelo Ibope Inteligência emergiram 3 perfis de clientes. Em um extremo ficam os ‘consumistas’, que gastam por prazer e compram por impulso, e representam 40% da amostra. No outro, localizam-se os ‘retraídos’, para quem o preço possui maior importância e são movidos mais pela necessidade do que pelo desejo. Eles somam 24% dos entrevistados. Entre esses dois segmentos posicionam-se os ‘planejadores’, consumidores moderados e criteriosos, que não abrem mão do prazer, porém estudam cuidadosamente como alcançá-lo sem prejudicar o orçamento. São 36% do total.

 

Para conferir se aquilo que as pessoas disseram na pesquisa era mesmo verdade, o Ibope recrutou um painel de 31 consumidores de Classe C, moradores de São Paulo e Recife, e entregou a cada um R$ 100 por mês, durante três meses, para que gastassem da maneira como quisessem. Segundo Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da Nova S/B, o resultado mostrou que, de fato, a Classe C não poupa nem investe - ela consome. "De forma mais impulsiva e imediatista, como os ‘consumistas’, ou com um mínimo de previsão, como os ‘planejadores’, o estudo revelou um quadro de consumo reprimido nesta faixa social brasileira", afirmou Vieira da Costa.

 

Veículo: Gazeta Mercantil

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>