Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

29/12/2016 13:26 - Comércio aposta em promoção pós-Natal

Lojistas darão descontos de até 70% com a expectativa de reverter parte do resultado ruim deste mês

 

-SÃO PAULO -As promoções pós-Natal vão começar com força hoje nos shoppings e no comércio de rua de todo o país. O objetivo é tentar melhorar o resultado ruim do Natal que, segundo a Serasa Experian, foi de retração de 4% nas vendas na comparação com 2015 — segundo pior resultado desde 2003, atrás apenas dos -6,4% do ano passado. Agora, a expectativa dos varejistas é aproveitar o movimento de consumidores que visitarão as lojas para trocar os presentes de Natal e fisgá-los com as liquidações.



— Seguramente, as promoções começarão de forma intensa. Quando a economia está represada, o período pós-Natal é de preços mais baixos e vendas aquecidas — disse ao GLOBO Luiz Augusto Ildefonso, diretor da Alshop, associação que representa os shoppings centers.



As vendas natalinas dos shoppings tiveram o desempenho mais fraco desde 2004, ano que a Alshop começou a monitorar o volume de vendas. De acordo com os dados da associação, o faturamento dos lojistas de shoppings caiu 3% neste Natal sobre o mesmo período do ano passado.



Segundo Ildefonso, para compensar essa retração, os descontos chegarão a até 70% e serão em todos os tipos de itens, de roupas e sapatos a eletroeletrônicos e eletrodomésticos.



Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, reforça a ideia de que as promoções que começam agora são a chance de os varejistas reaquecerem as vendas até o fim de janeiro, na tentativa de compensar as perdas.



— O comerciante tem agora a oportunidade de emplacar novas vendas para melhorar o fraco desempenho do Natal — disse Marcela.



Lojas de departamento como a Zara, além das varejistas Leader, Ricardo Eletro e a Fnac já estampam em suas fachadas as liquidações. Os hipermercados, como o WalMart e o Carrefour, por sua vez, prometem liquidar os produtos passado o réveillon, a partir de 2 de janeiro.



DE OLHO NAS TROCAS DE NATAL Na Leader, começam hoje a valer os descontos em produtos destinados para a virada do ano. O gerente de marketing da empresa, Alberto Pirro, explica que a marca aposta justamente no movimento dos consumidores que trocarão os presentes de Natal para alavancar as vendas de itens selecionados:



— São as promoções mais agressivas que já fizemos. Escolhemos produtos como jogo de taças, roupas e rasteiras brancas e colocamos o preço lá embaixo



O jogo de taças, por exemplo, ficará na gôndola com preço 40% menor, por R$ 29,99. A sandália rasteira branca para usar na virada, com as palavras amor e sorte chegam às prateleiras por R$ 14,99.



Já a Ricardo Eletro abrirá com a liquidação “Eu vi primeiro”, que tem descontos de até 70% nos produtos anunciados e em produtos sinalizados nas lojas. A promoção se estende até esta sexta-feira. Há ventilador, por exemplo, com preço 40% mais baixo que antes do Natal, sendo vendido por R$ 59,90. Tem também panela de pressão com 60% de desconto, a R$ 79,90.



A Riachuelo, por sua vez, ainda está preparando as listas de descontos, que devem iniciar ainda esta semana, segundo contou Flávio Rocha, presidente do Grupo Riachuelo-Guararapes.



— Tradicionalmente há as liquidações. A intenção é zerar os estoques para que entrem as novas coleções — explicou Flávio Rocha, que já foi presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).



Ele ponderou, porém, que a Riachuelo foi um ponto fora da curva no setor e conseguiu retomar parte das perdas registradas ao longo deste ano na véspera do Natal.



Na rede Fnac, que vende livros, CDs e eletrônicos, os descontos chegam a 47%. Os itens mais em conta vão de celulares a pen drives.



Até na popular Rua 25 de Março, na capital paulista, os descontos já chegam a 70%. No Armarinhos Fernando, que tem como carro-chefe a venda de brinquedos no período natalino, o gerente da loja, Ondamar Ferreira, diz que este ano aumentou a migração dos consumidores de shoppings para a região.



— Como temos preços menores que nos shoppings, estamos atraindo pessoas que antes não vinham comprar aqui — explicou o funcionário.

 



Fonte: O Globo

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>