Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

27/12/2016 10:54 - Natal de 2016 foi o segundo pior dos últimos 13 anos



São Paulo - A semana do Natal deste ano (18 a 24 de dezembro) apresentou o segundo pior resultado de vendas no comércio desde 2003, segundo pesquisa da Serasa Experian. O período teve recuo de 4% nas vendas em todo o País, na comparação com igual intervalo de 2015. De acordo com o levantamento, essa foi a terceira retração consecutiva das vendas do período natalino, já que em 2015 elas retraíram 6,4% e em 2014 viram queda de 1,7%. Para os economistas da empresa, a alta do desemprego, o crediário caro e a confiança do consumidor em patamar deprimido pesaram sobre os resultados.

Em linha com o desempenho visto pela Serasa Experian, um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomercioSP), baseado em dados da Boa Vista SCPC, apontou para uma contração de 4,8% nas vendas da semana que antecede o Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado representa uma queda de R$ 2,1 bilhões, em relação ao desempenho visto em 2015. A pesquisa do Serasa apontou ainda para uma queda de 4,5% nas vendas do varejo paulistano, ante 2015.

 

Vendas a prazo
As vendas a prazo, feitas na semana do dia 18 ao 24 de dezembro, também apresentaram retração. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), houve um recuou de 1,46%, na comparação com igual período de 2015.

"O resultado negativo já era aguardado pelos lojistas e reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2016 em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais caro, inflação elevada, aumento do desemprego e baixa confiança do consumidor para se endividar", afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a queda no volume de vendas parceladas se deu por um receio do brasileiro de assumir novas dívidas. "Os consumidores estão mais preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas, por isso optaram por presentes mais baratos e geralmente pagos à vista", diz.



Comércio eletrônico
Um pouco melhores do que o visto no varejo como um todo, as vendas de Natal dentro do e-commerce tiveram um recuo de 2,7%, em termos reais, ante o mesmo período do ano passado, segundo dados da E-bit. As vendas do período natalino totalizaram R$ 7,7 bilhões. O tíquete médio, por sua vez, foi maior, fechando em R$ 463 - alta de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2015. Já o volume total de pedidos ficou abaixo do ano passado (-5,9%), com 16,6 milhões de encomendas.

 



Da redação

 



Fonte: DCI - São Paulo

 

 

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>