Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

22/12/2016 14:00 - Supermercados estão otimistas para 2017

 

76% dos estabelecimentos acreditam que o ano que vem será melhor que 2016

 

Pesquisa realizada pelo Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), que representa mais de 40 mil empresas, aponta otimismo do setor para 2017. Foram ouvidos também estabelecimentos de Franca, sendo que a entidade responde desde pequenos mercadinhos e mercearias, até supermercados, hortifrútis e hipermercados.

 

A sondagem, cujo resultado foi divulgado ontem, aconteceu na semana passada junto a 200 empresários, da Capital e do interior, sobre as expectativas dos supermercadistas em relação a 2017 e ao Natal. A pesquisa também identificou mudanças no mix de produtos, com tendência para as marcas populares e estagnação da participação de itens importados. Entre os dados levantados estão que 76% dos empresários acreditam que 2017 será melhor que 2016, mas em relação ao Natal, 31% acreditam que ainda deve ser fraco em vendas, ou seja, pior que o de 2015.

 

Os resultados indicam que, apesar de complicado, o ano de 2016 terminará melhor do que começou para o varejo de alimentos. Perguntados se a expectativa no início do ano em relação às vendas havia se concretizado ao longo de 2016, 52% afirmaram que foram piores do que esperavam, 33% disseram que o desempenho foi igual e para 14% foram melhores.

 

"As perspectivas já ruins para 2016 acabaram vencidas pela realidade. Os empresários vislumbravam um ano difícil, mas ele se mostrou mais complicado do que se imaginava, principalmente na primeira metade de 2016. Os estoques cresceram no varejo e somente nos dois últimos meses começaram a ser ajustados", afirma o presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado.

 

Segundo ele, por mais que os empresários antecipassem um período fraco de vendas, jamais poderiam esperar o que ocorreu no início deste ano. "A queda no emprego e na renda, com recordes no primeiro trimestre de 2016, acabou impactando o setor, que é sempre o último a entrar, mas o primeiro a sair da crise" explicou. Segundo ele, muita gente deu um passo atrás nos hábitos de compra. "Se existe algo bom a noticiar é o fato de que o ano termina melhor do que começou, apesar de ter sido, na média, bastante ruim." Com relação ao fluxo de clientes neste final de ano, para 45% caiu muito ou ao menos um pouco. Apenas 20,7% dos entrevistados percebeu crescimento do fluxo de clientes no final de ano comparado ao mesmo período de 2015. A percepção geral é de queda ou estabilidade nas visitas de clientes.

 

 


Fonte: Paraíba Total

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>