Economia
08/12/2016 09:10 - Comércio faz avaliação positiva da Black Friday
Apesar disso, o nível de vendas nos shoppings em Minas Gerais foi menor na data
Apesar de o nível das vendas da Black Friday, data voltada para liquidações, que teve sua origem nos Estados Unidos, ter diminuído na comparação com o ano anterior, a maioria dos lojistas de shopping centers de Minas Gerais avalia a participação no movimento como positiva. Para os empresários, a ação gerou resultados positivos para as vendas, mesmo que em menores proporções do que planejaram ou gostariam.
Foi o que revelou pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação de Lojistas de Shopping Center de Minas Gerais (Aloshopping) com a temática Black Friday. De acordo com o superintendente da Aloshopping, Alexandre Dolabella França, destaca-se a necessidade de redução das margens de lucro por parte dos empresários para aderirem ao movimento e conceder os descontos aos consumidores.
"A ação já pegou no Brasil de tal maneira, que não será possível mais voltar atrás. A questão é que os fornecedores não se empenham tanto quanto os lojistas e não passam os produtos com preços menores, a fim de alavancarem suas vendas e reduzirem seus estoques, como ocorre nos Estados Unidos. Aqui, os empresários do comércio precisam trabalhar os descontos sozinhos e acabam sendo prejudicados nas margens", diz.
Para se ter uma ideia, conforme a pesquisa, cerca de 85% reduziram a margem de lucro para conseguir aderir à Black Friday. A maioria dos lojistas (33%) aplicou desconto médio de 20% a 30% durante a liquidação e 12% aplicaram desconto médio acima de 50%.
Ainda assim, a maior parte dos empresários entrevistados (44%) considerou que a liquidação foi boa para as vendas da loja, atendendo as expectativas. Porém, 35% consideraram a ação ruim neste aspecto.
O superintendente destaca que o resultado provavelmente é consequência dos índices de vendas, já que 35% dos respondentes consideraram as vendas da Black Friday 2016 piores do que as de 2015. Já 28% consideraram o desempenho da liquidação melhor ou muito melhor do que a de 2015. Neste caso, conforme França, os resultados estão relacionados com a crise econômica do País. "Os números não chegaram a ser como os lojistas esperavam, por conta do cenário econômico brasileiro", avalia.
Impacto - Além disso, 53% dos entrevistados acreditam que a liquidação não impactou nas vendas das semanas anteriores à realização. Já 42% disseram ter tido as vendas prejudicadas no período. De toda forma, 63% dos lojistas perceberam o movimento de antecipação das vendas para o Natal durante o período da Black Friday, que tem sua data marcada no dia 25 de novembro, mas que acaba se estendendo por toda semana. "A data já se tornou importante, justamente porque as pessoas aproveitam as liquidações para antecipar as compras de Natal", resume.
Fonte:Diário do Comércio de Minas
Veja mais >>>
03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País