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23/11/2016 11:18 - Black Friday exige cautela redobrada do consumidor

 

A proximidade da Black Friday, realizada na sexta-feira, dia 25, faz com que muitas empresas já iniciem suas promoções no que chamam de Black Week – que se estende até o fim de semana. O consumidor, no entanto, deve ter cautela e paciência para não cair em nenhuma armadilha ao adquirir produtos que tiveram o desconto maquiado ou fazer compras em lojas virtuais fraudulentas. Em tempos de crise, ofertas e promessas de reduzir os preços em até 90% crescem substancialmente, o que requer cuidados em dobro.

 

Para ajudar, o Procon divulgou ‘lista negra’ com 518 sites. Destes, 330 estão fora do ar, e outros 188 estão em funcionamento (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Desde a última edição, em 2015, a lista cresceu em 71 empresas duvidosas – 41 já foram retiradas do ar e 30 ainda operam.

 

Segundo o Procon de Diadema, é importante o consumidor ter controle e não gastar mais do que pode. Quando a compra for efetuada pela internet, o cliente deve verificar dados da loja, como filial física ou comprovar sua existência por telefone e conferir CNPJ e razão social no portal da Receita Federal, além de fazer consultas em sites de reclamação.

 

Um dos portais mais famosos do setor, o Reclame Aqui, está fazendo monitoramento da variação de preços de 1.200 produtos desde 26 de outubro. Sob o mote ‘Quando você pesquisa, ninguém te engana’, lançou alguns vídeos também contendo dicas.

 

Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP e CEO da Ebit, reforça a importância de se buscar referências positivas das lojas on-line e verificar se as mesmas têm selos de certificação e boa reputação no mercado. “Uma vez que a loja já foi avaliada por outros consumidores, fica mais fácil identificar se há riscos de ter problemas no processo de compra do produto”, explica.

 

SEGURANÇA - De acordo com o diretor do departamento de assistência judiciária do Procon de Diadema, Ricardo Monte Oliva, é recomendável evitar horários de pico, porque os sites ficam congestionados e costumam travar. Também devem ser impressos ou salvos todos os comprovantes das negociações. Além disso, é importante questionar a política de troca de produtos, exigindo que o comerciante carimbe a nota e escreva que o produto poderá ser trocado, detalhando o prazo.

 

Outra questão que envolve atenção maior dos consumidores é a forma de pagamento utilizada e o prazo de entrega, principalmente se a loja oferece bom desconto e não é tão conhecida no mercado. Para Guasti, o ideal é evitar o pagamento usando boletos bancários e utilizar sempre o cartão de crédito. Ele reforça a importância de buscar sites que forneçam garantias, por exemplo, os que tenham os chamados facilitadores de pagamentos, empresas que dão até 14 dias para suspender a transferência financeira para as lojas caso o cliente não tenha recebido o produto ou se eventualmente seja entregue com algum defeito.

 

Oliva aconselha também o consumidor a verificar o prazo para a entrega do produto e, ao recebê-lo, notar se ele corresponde à compra efetuada, além de testá-lo, a fim de avaliar se funciona. “Caso ocorra alguma divergência, ou não receba o item, o consumidor deve comunicar imediatamente o fato para a empresa e procurar o Procon.”

 

Conforme a BlackFriday.com.br, idealizadora do evento no Brasil, a expectativa é de que os moradores do Grande ABC movimentem R$ 40,5 milhões na data, 34% a mais que em 2015. A campanha, que na tradução para o português quer dizer Sexta-feira Negra, é importada dos Estados Unidos. Lá, é quando ocorre a maior liquidação do ano, no dia seguinte ao de Ação de Graças.

 

 

Campanha possui desconto até em serviços bancários

 

Em cenário de crise, ofertas inusitadas vão além dos descontos em mercadorias de lojas e shoppings. Há desconto na taxa de juros para tomar crédito, parcelar fatura do cartão de crédito, renegociar dívida e financiar veículo. É o caso do Santander, que desde segunda-feira promete descontos de até 50% para 20 produtos e serviços, caso do aluguel de duas ou três maquininhas por três meses.

 

A Caixa Econômica Federal tem pacote de condições especiais para 12 produtos, com até 20% de abatimento nas taxas de renegociação de dívidas.

 

O Banco do Brasil aposta em ofertas com parceiros. Ao pagar com Stelo, o cliente pode obter até 70% de desconto na SOS Presentes, além de outros benefícios em lojas como Time Center Relojoaria. Adicionalmente, ao pagar com Ourocard Elo, o cliente obtém 10% de desconto adicional na Decolar.com e frete grátis na Le Lis Blanc e John John, entre outras lojas.

 

A Drogaria São Paulo oferece desconto de até 80% em 400 itens. A Droga Raia promete até 70% de abatimento em 600 produtos. Supermercados como a Coop e o Walmart também lançam mão de promoções.

 

VIAGEM - A Multiplus disponibiliza voos nacionais operados pela Latam a partir de 4.000 pontos o trecho, para usufruir entre dezembro e março de 2017 indo a Rio de Janeiro ou Curitiba, por exemplo. Para destinos internacionais, como Santiago, no Chile, ida e volta saem por 18 mil pontos, entre março e junho de 2017.

 

O Groupon promete desconto de até 90% em hotéis e resorts de alto padrão no Brasil. Além disso, serão disponibilizados códigos promocionais com descontos adicionais de até 20% para ofertas selecionadas. Por meio de newsletters, usuários também terão a chance de comprar pacotes de hospedagem a partir de R$ 20,16.

 

O Peixe Urbano trabalha algumas ofertas especiais para restaurantes do Grande ABC como o Chung Sushi, de São Bernardo, com rodízio a partir de R$ 24,90 e o Bar do Alemão, em Santo André, com prato para duas pessoas por R$ 49,90.

 

CHORINHO - A Meu Móvel de Madeira tem ofertas que chegam a 70%, até o dia 30, contemplando todos os 1.700 produtos de seu portfólio de móveis e itens de design e decoração.

 

O Mercado Livre também estenderá por tempo adicional a Black Friday, até o dia 28, em espécie de ‘replay’ da campanha. Ao todo, serão mais de 10 mil ofertas de 360 vendedores.

 

 

Sete shoppings da região terão horário estendido

 

Dos nove shoppings do Grande ABC, sete oferecerão horário diferenciado na Black Friday. À exceção do Golden Square, em São Bernardo e do Atrium, em Santo André, os demais ficarão abertos até às 23 horas na sexta-feira.

 

Em cinco deles, a hora da abertura também será antecipada. No Mauá Plaza, será às 7h. Já no ParkShopping São Caetano (facultativo às lojas) e no Praça da Moça, às 8h; no São Bernardo Plaza e no Metrópole, às 9h.

 

Outros quatro terão horário estendido também no sábado, das 10h às 23h no Grand Plaza, Shopping ABC, São Bernardo Plaza e Praça da Moça.

 

No domingo, o Praça da Moça e o Grand Plaza ficam abertos das 10h às 22h, com horário opcional aos lojistas das 10h às 14h. O São Bernardo Plaza abrirá do meio-dia às 22h.

 

Todos os centros de compras, no entanto, oferecem descontos de até 80%.  

 

Fonte: Diário do Grande ABC

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