Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Economia

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Economia

21/11/2016 13:14 - Venda de celular básico sobe 48% no 3° tri


São Paulo - O crescimento das vendas de celulares no terceiro trimestre deste ano no Brasil foi puxado, principalmente, pelos feature phones (aparelhos sem sistema operacional), cuja fatia avançou 48,4% em relação ao mesmo período de 2015. Os smartphones, por sua vez, tiveram alta de apenas 3,6%

 

O levantamento realizado pelo IDC, consultoria especializada em tecnologia, mostra que foram comercializados no período 12.556 milhões de dispositivos no País, sendo 11.136 smartphones e 1.419 features phones (aparelhos convencionais, sem sistema operacional). O número é 7,2% superior ao visto no terceiro trimestre do ano passado. Em relação ao segundo trimestre de 2016 o incremento foi de 4,2%. Segundo a pesquisa, esse foi o primeiro trimestre em que o mercado de celulares cresceu, após cinco trimestres de retração.

 

"O período de julho a setembro nos surpreendeu positivamente. Os varejistas anteciparam as compras e abasteceram os estoques para a Black Friday, enquanto os fabricantes enxugaram os portfólios de modo a atender a demanda com preços mais competitivos. Nem mesmo fabricantes e varejistas esperavam um crescimento nesta velocidade. Podemos dizer que a Black Friday se tornou a data mais importante para o mercado de celulares", diz o analista de pesquisa da IDC Brasil, Diego Silva. Ainda segundo o estudo da IDC, quando comparado ao mesmo período de 2015, a venda de smartphones foi 3,6% maior e a de feature phones 48,4% superior. Já na comparação do terceiro trimestre de 2016 com o segundo trimestre deste ano, as vendas de smartphones cresceram 3,3% e dos feature phones 12,2%.

 

Resultados por categoria

 

Em termos de receita, o mercado de smartphones atingiu o patamar de R$ 10,7 bilhões, entre julho e setembro, enquanto os feature phones faturaram apenas R$ 179,8 milhões. Em se tratando do tíquete médio a diferença também foi grande. Nos aparelhos inteligentes o valor médio foi de R$ 962,96 e dos celulares convencionais de R$ 126,65. "Os números comprovam que o brasileiro deixou de ser ingênuo na hora de comprar um celular e que os fabricantes estão fazendo um esforço grande para oferecer robustez e preços menores. Os aparelhos que custam até R$ 999 representam 76,1% do mercado total. Porém, notamos um movimento bastante rápido na demanda de modelos premium, por isso, a concorrência dos aparelhos com preço acima de R$ 3 mil está bastante acirrada", completa Silva.

 

Para os últimos meses de 2016, a IDC prevê um mercado ainda aquecido. "Nossa expectativa para 2016 era de que o mercado atingisse 40,3 milhões de unidades vendidas. Porém, já estamos revendo estes números e esperamos uma queda um pouco menor em relação ao ano de 2015, quando foram comercializados 47 milhões", finaliza Silva.


Fonte:DCI

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

03/01/2025 10:43 - Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
28/06/2024 10:20 - GPA conclui processo de venda de postos de combustíveis
27/06/2024 09:00 - Grupo Zaffari anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em novos empreendimentos
24/06/2024 11:21 - Rede Festival implanta soluções para gestão de frota e reduz custos
21/06/2024 09:05 - Spani anuncia investimento de R$ 45 milhões com nova loja Paulínia
20/06/2024 09:06 - Flex Atacarejo prevê aumento nas vendas durante as festas juninas
18/06/2024 08:46 - ExpoSuper 2024 promete movimentar mais de R$ 1 bilhão no setor supermercadista catarinense
13/06/2024 09:25 - Com aquisição, rede britânica avança em foodservice
06/06/2024 09:30 - Festa Junina: supermercadistas esperam aumento nas vendas de produtos típicos
31/05/2024 10:19 - Consumidores americanos voltam a preferir supermercados
28/05/2024 09:06 - Varejista europeu busca expansão com abordagem múltipla
24/05/2024 10:05 - DM assina parceria com o Grupo Aliança
23/05/2024 08:50 - Trader Joe’s: consumidor quer valor, não preço
22/05/2024 09:28 - Paderrí investe na categoria de pães e bolos, trazendo maior valor agregado para o mercado
22/05/2024 09:22 - Satisfação do consumidor em abril atinge 77,95% na região Centro-Oeste do País

Veja mais >>>